O piloto alemão Nico Hülkenberg vai competir pela Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 tendo para isso assinado desde já um contrato nesse sentido. A este propósito, Andreas Seidl, o responsável máximo da estrutura de F1 da Audi, foi claro ao afirmar que “a determinação e o desejo de Nico ajudar-nos-ão a seguir em frente.”
O rumo do projeto de Fórmula 1 da Audi continua assim a ser traçado. Após o anúncio da aquisição total do Grupo Sauber para acelerar os preparativos para a entrada da marca na F1, o primeiro piloto foi agora confirmado. Nico Hülkenberg, piloto alemão de 36 anos, assinou um contrato de vários anos com a Sauber e começará a trabalhar para a equipa de fábrica da Audi em 2026. Hülkenberg irá pilotar pela Sauber já em 2025 e acompanhará a transformação para a equipa de fábrica, como a empresa suíça anunciou esta sexta-feira.
Com a sua experiência em mais de 200 provas de F1, o alemão dará um importante contributo à fase de desenvolvimento da futura equipa da Audi, como deu conta Andreas Seidl, , CEO da futura equipa de fábrica da Audi F1: “A contratação de Nico é o próximo marco para o projeto de Fórmula 1 da Audi. Com a sua velocidade, a sua experiência e o seu trabalho de equipa, dará já no próximo ano um importante contributo para a entrada da Audi em 2026.”
“Desde o início houve um grande interesse mútuo em abraçar um projeto destes em conjunto. O Nico tem uma personalidade forte, a sua determinação e desejo a nível profissional e pessoal vão ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipa”, concluiu Seidl.
Por seu turno, Nico Hülkenberg não escondeu o orgulho por poder estar na génese de uma nova estrutura de um construtor alemão: “Competir pela Audi é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipa de fábrica de uma marca automóvel com um motor fabricado na Alemanha é uma grande honra para mim.”
O anúncio de Nico Hülkenberg enquanto piloto oficial segue-se ao plano desvendado em março em que a Audi assumiu completamente a Sauber e nomeou Oliver Hoffmann como Representante Geral pelo Conselho de Administração. Nesta função, Hoffmann preside também aos conselhos de administração de todas as empresas Sauber e à assembleia de acionistas da Audi Formula Racing GmbH, que é responsável pelo desenvolvimento do motor nas instalações de Neuburg.