A FIL – Feira Internacional de Lisboa foi o palco ao longo de três dias no passado fim-de-semana, da sexta edição do Ecar Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, um certame pelo qual passaram diversas soluções de mobilidade descarbonizada e em que as marcas apresentaram as suas novidades no que diz respeito aos modelos automóveis ou às próprias marcas, como aconteceu com a IM Motors, marca premium da MG que ali teve o seu primeiro contacto com o público português.
Relativamente aos novos modelos automóveis que pela primeira vez surgiram perante o público português foram várias as estreias ali reveladas e que em breve estarão também disponíveis no mercado luso. Pela FIL passaram assim o Alfa-Romeo Júnior, os BMW i5 Touring e BMW ix2, ainda os Hyundai Kauai EV e Hyundai Ioniq 5n, também os IM Motors LS6 e IM Motors L7, o Kia Niro EV, o Lexus LBX, dois MG, nomeadamente o MG 3 e MG Cyberster, ainda o Microlino, o Polestar 4, mais dois Renault, a saber, Renault Scenic e Renault Rafale, o Tesla Cybertruck, o Toyota C-HR Plug-in e, por último, o VolksWagen ID7.
As apresentações dos novos modelos preparadas pelas marcas, mas também os habituais “test drives”, para além de conversas temáticas abertas ao público relativamente a questões relacionadas com a mobilidade sustentável e as novas energias, marcaram igualmente presença no programa deste certame. Ao longo dos três dias, o automóvel híbrido ou elétrico esteve assim lado a lado com outras soluções de mobilidade, entre elas um mundo de bicicletas, scooters e motos, a que se aliam os serviços à disposição do público.









IM Motors vai chegar em 2025
Nova marca a lançar no mercado nacional em 2025, a IM Motors, uma espécie de marca premium da MG, motivou uma curiosidade particular por parte do público no Ecar Show, nomeadamente pela presença do IM Motors L7, um modelo francamente futurista, com um interior aperitivo e pleno de curiosidades, a começar pelo peculiar volante.
Este LM7 da IM Motors, contudo, esteve em Lisboa mais como um “teaser” desta nova marca, isto porque não há planos, pelo menos para já, para a sua comercialização entre nós.
Já o modelo IM Motors LS6, mas também o IM Motors L6, deverão começar a ser comercializados entre nós no próximo ano, como o LusoMotores conseguiu apurar junto de Ricardo Lotra, o responsável máximo da MG Motors em Portugal.







Polestar 4 chegou na FIL
e avança para o mercado
Outro modelo que foi apresentado ao público nesta sexta edição do Ecar Show foi o novo Polestar 4, uma proposta da marca chinesa de ‘ADN’ sueco sobre a qual o LusoMotores já aqui falou com algum pormenor aquando da sua primeira apresentação à Imprensa no final do ano passado.
Lado a lado com o Polestar 3, outra proposta da mesma marca, o novo Polestar 4, um SUV Coupé cuja produção começou a ser feita em Janeiro, altura em que começaram igualmente as vendas online com preço inicial a partir dos 68 mil euros. As primeiras entregas deverão acontecer em pleno verão, estando previstas para Agosto, mas quem passou pelo Ecar Show teve já oportunidade de ter um contacto mais próximo com o mais recente modelo da Polestar.
O Polestar 4 transforma a aerodinâmica de um coupé e o espaço de um SUV numa nova geração de SUV coupé para um modelo automóvel que promete ser Polestar mais rápido de sempre, posicionando-se entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e de preço.







Tesla Cybertruck e Model X
deram espectáculo na FIL
Igualmente em destaque no Ecar Show esteve a Tesla Cybertruck, a futurista ‘pick-up’ da marca de Elon Musk anunciado no já longínquo mês de Novembro de 2019 e que está finalmente pronto para começar a respectiva comercialização. Lado a lado com o Tesla Model X, com as suas portas traseiras de abertura vertical apelidadas de Falcon Wings, concentraram assim as atenções de muitos visitantes deste certame na Feira Internacional de Lisboa.
Sobre o Tesla Cybertruck, estamos perante o que a marca define como Pickup truck, com a carroçaria em aço inoxidável blindado, uma capacidade para sete passageiros, autonomia até os 800 quilómetros e uma velocidade máxima de 322 km/h.





Outras particularidades deste modelo resultam do facto do mesmo apresentar um design futurista e angular, corpo blindado à prova de bala e à prova de vandalismo, suspensão pneumática adaptável, modo off-road e capacidade de reboque.