Search
Close this search box.
logo_lusomotores
IMG_0402

Novo Nissan Qashqai chega no Verão e fomos ver como está a ser feito

A convite da Nissan Portugal, o LusoMotores viajou até Sunderland, no Reino Unido, para conhecer a unidade de produção da Nissan ali instalada, na qual tem vindo a ser produzido o Nissan Qashqai, agora na sua geração mais recente (quarta), a qual deverá chegar ao nosso mercado no arranque do próximo Verão.

Depois de acompanharmos as diversas fases de produção deste modelo, dificilmente iremos continuar olhar para o Qashqai do mesmo modo como o fazíamos até aqui, isto porque pudemos ver como o mesmo é feito, desde a origem na chegada dos rolos de placas de alumínio, até aos detalhes de acabamento, passando pelo meio por etapas tão distintas como a colocação dos interiores ou a pintura do crossover nas diferentes cores disponíveis.

A importância do Qashqai na forma como deu origem a um novo segmento no mercado automóvel é inegável, o que desde logo nos fazia encarar este modelo de uma forma particular. Porém, testemunhar o cuidado, a sustentabilidade e a inovação colocados no seu desenvolvimento faz-nos ter uma visão bem particular sobre o novo Nissan Qashqai.

Na unidade de Sunderland, localizada no norte de Inglaterra, perto da cidade de Newcastle, produz-se actualmente o novo e melhorado Qashqai, um crossover best-seller que surge com novas atualizações numa fábrica da qual sai também a nova geração do Nissan Juke e onde em breve irá poder começar a ser produzido o novo Nissan Leaf. De uma forma global, a Nissan está ali a dar passos determinantes em direção a um futuro 100% elétrico, assente no seu projeto ‘EV36Zero’.

Depois do primeiro Nissan Qashqai ter saído da linha de produção de Sunderland há quase 18 anos, permitindo o nascimento do segmento dos crossover e provocando uma verdadeira revolução em todo o setor automóvel, estava aberta uma caixa de Pandora em redor de um segmento que não parou de crescer. Desde então, mais de duas dezenas de modelos concorrentes no mercado procuraram seguir o mesmo trilho do Qashqai, mas nem a concorrência conseguiu diminuir a importância e o impacto que este modelo da Nissan continuou a ter no mercado.

Agora, em 2024, e com mais de quatro milhões de clientes em mais de 100 países, o best-seller da Nissan foi mais uma vez atualizado, recebendo um design arrojado e atualizações tecnológicas significativas. Eletrificado com o sistema e-POWER exclusivo da Nissan, o novo Qashqai está agora em fase de produção na sua casa em Sunderland, antes de começar a chegar, nas próximas semanas, aos concessionários Nissan em todo o mundo.

As mais recentes atualizações exigiram um novo investimento de 30 milhões de libras na fábrica (cerca de 35 milhões de euros), a que se junta ao investimento total da Nissan no Reino Unido de 6 mil milhões de libras (mais de 7 mil milhões de euros). Deste modo, o renovado Qashqai irá chegar no momento em que a Nissan continua a desenvolver a sua visão ‘EV36Zero’ em Sunderland, um projeto para o futuro da produção automóvel que reúne a produção de veículos elétricos e a produção de baterias, alimentadas por energias renováveis.

Adam Pennick, Vice-Presidente da Produção no Reino Unido da Nissan, afirmou: “Estamos muito orgulhos por chamar à fábrica de Sunderland a casa do Qashqai. Ter a equipa número um por detrás do crossover número um é uma fórmula vencedora, e mal podemos esperar para ver o quanto os nossos clientes apreciam o novo design e a tecnologia adicional.”

História de sucesso do Qashqai
começou em Sunderland em 2006

Concebido, projetado e produzido no Reino Unido, o primeiro Nissan Qashqai foi produzido em Sunderland no final de 2006, antes do seu lançamento em 2007. A sua popularidade instantânea fez com que a produção em Sunderland atingisse níveis recorde, com a fábrica a registar os volumes anuais mais elevados da história da indústria automóvel do Reino Unido, fazendo com que o Qashqai se tornasse o automóvel construído no Reino Unido a atingir mais rapidamente 1 milhão, 2 milhões, 3 milhões, e 4 milhões de unidades de produção, gerando mais de 20 concorrentes no processo.

A fábrica de Sunderland é também a casa do Nissan Juke, também este a ser produzido numa nova geração, bem assim como do 100% elétrico Nissan Leaf, cuja produção de uma nova geração deverá começar ali em breve. Para tudo isto, estão assegurados sete mil postos de trabalho nas equipas da Nissan no Reino Unido, o que inclui o Centro de Design da Nissan em Cranfield, Bedforshire, a equipa de produção em Sunderland, o centro de peças em Lutterworth e a equipa de vendas e marketing em Rickmansworth, bem como mais de 30 mil postos de trabalho na cadeia de fornecimento do Reino Unido.

Curiosamente, logo que o LusoMotores regressou a Portugal desde Sunderland pudemos avançar para um ensaio com uma unidade do Nissan Qashqai de terceira geração, modelo lançado em 2021 do qual o construtor nipónico vendeu mais de 350.000 unidades na Europa, continuando com a capacidade de definir o padrão para crossovers.

Em 2022, o Qashqai passou a estar disponível com o sistema e-POWER – o grupo motopropulsor eletrificado único e inovador da Nissan, em que as rodas só são acionadas diretamente pelo motor elétrico – criando uma sensação de condução elétrica. Desde então, mais de 120.000 Qashqai construídos em Sunderland com e-POWER estão atualmente nas estradas.

Agora, as últimas alterações foram pensadas para manter a essência daquilo que os consumidores adoram no Qashqai, ao mesmo tempo que pretendem melhorar os seus pontos fortes e acrescentar ainda mais tecnologia intuitiva e inteligente. Para que tudo isso fosse possível, foram efetuadas alterações na fábrica de Sunderland para permitir a produção do Qashqai 2024, com investimento nas instalações para novos painéis, para-choques, cores de pintura, características interiores, materiais e acabamentos.

Sunderland quer ser um exemplo
para o futuro das fábricas da Nissan

A tecnologia atualizada do novo Qashqai está agora também integrada no processo de produção – incluindo sistemas avançados de assistência ao condutor atualizados e a adição do Google integrado como parte do sistema de info-entretenimento NissanConnect, que permite uma interação quase perfeita entre a vida digital do cliente e o seu veículo.

Por tudo isto, Adam Pennick fez questão de frisar que “estes são tempos emocionantes para a Nissan em Sunderland”. “Estamos orgulhosos por entregar novas versões do Qashqai e do Juke aos nossos clientes, enquanto preparamos a nossa fábrica para que se torne totalmente elétrica, como parte do nosso inovador projeto ‘EV36Zero’.”

O ‘Nissan EV36Zero’, o projeto da empresa para o futuro do setor automóvel, combina a produção de veículos elétricos e de baterias com energias renováveis, com o objetivo de atingir uma condução com zero emissões e uma produção com zero emissões. O modelo ‘EV36Zero’ deverá assim tornar-se um exemplo para o futuro das fábricas em toda a área de produção global da Nissan, como parte do ‘The Arc’, o novo plano de negócios global da marca.

O projeto ‘EV36Zero’ também coloca a fábrica de Sunderland no centro da estratégia da Nissan para um futuro sustentável. Estão confirmadas para produção em Sunderland as futuras versões totalmente elétricas do Qashqai, Juke e Leaf, que integram os planos para que a gama de automóveis de passageiros da Nissan na Europa seja 100% elétrica até 2030. O projeto também tem por base a visão ‘Ambition 2030’ da Nissan, que visa tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.

Números e curiosidades em redor da fábrica da Nissan de Sunderland, a realidade efectiva do novo Nissan Qashqai, agora na quarta geração, e muitas imagens de uma visita à fábrica onde tudo pudemos ver e fotografar (ou quase tudo, pois apenas um sector surgiu devidamente isolado aparentemente destinado a receber mais tarde o arranque da produção do novo Nissan Leaf), tudo isso iremos trazer aqui no LusoMotores.

O objectivo é o de podermos transmitir um pouco do que pudemos testemunhar no Reino Unido, em redor de uma marca, a Nissan, que caminha em direção ao futuro, querendo afinal ter um papel activo com a construção de modelos automóveis que sejam incontornáveis nesse mesmo futuro. O novo Qashqai é desde já incontornável… no presente!

Jorge Reis/LusoMotores
em Sunderland (Reino Unido)

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!