A poucos dias do início dos testes dinâmicos, o desenvolvimento do Junior Veloce – uma versão equipada com soluções específicas “made by and for” Alfa Romeo – aproxima-se da sua conclusão. O desenvolvimento dinâmico foi trabalhado pela mesma equipa italiana de engenheiros da Alfa Romeo que criou projetos únicos como o 4C, 8C, Giulia & Stelvio Quadrifoglio, Giulia GTA, bem como o desenvolvimento em curso do 33 Stradale, sendo que a estreia do Alfa Romeo Junior Veloce será feita em estrada com o motor 100 por cento elétrico que debita uma potência de 280 CV / 207 kW e um binário de 345 Nm.
A poucos dias da estreia dinâmica do Alfa Romeo Junior, em que os envolvidos irão testar o novo desportivo compacto da marca, no Centro de Testes de Balocco (província de Vercelli), a equipa de desenvolvimento de engenharia da Alfa Romeo finalizou o desenvolvimento dinâmico do projeto. Os testes demonstraram que a potência do motor elétrico atinge os 280 cv, em linha com os modelos Giulia, Stelvio e Tonale Veloce.
Reservado à imprensa internacional e antes da fase de homologação, o Alfa Romeo Junior estará no banco de ensaios na sua versão 100 por cento elétrica, de 280 CV / 207 kW, percorrendo os mesmos circuitos onde a equipa italiana de engenheiros da Alfa Romeo validou os objetivos dinâmicos do projeto. O novo motor elétrico fará a sua estreia no novo desportivo compacto, tornando-se, nesta configuração, na versão mais desportiva da gama.
Segundo o construtor, estaremos assim perante um automóvel compacto único, de carácter desportivo puro e reconhecidamente Alfa Romeo, no qual não só o novo motor é uma particularidade específica, como também todas as evoluções do design foram orientadas para maximizar as performances, o comportamento em estrada e o puro prazer de condução.
A calibração específica para tornar a direção a mais direta do segmento (14,6) e extremamente precisa permite reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são vincadamente desportivas, de modo a garantir curvas a alta velocidade com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem dispõe de discos dianteiros com diâmetro superior a 380 mm e pinças monobloco de quatro pistões; o diferencial Torsen oferece a melhor motricidade possível em todas as condições.
Os pneus de 20″, de elevado desempenho, são igualmente específicos para veículos elétricos e prometem oferecero uma elevada aderência.
Além disso, a Alfa Romeo garante que as metas e os objetivos são os mesmos de sempre para cada Alfa Romeo: o melhor comportamento e dinâmica de condução da sua classe. Por isso, a mesma equipa de engenheiros que criou projetos únicos como o 4C, 8C, Giulia & Stelvio Quadrifoglio, Giulia GTA e o 33 Stradale, atualmente em desenvolvimento, foi chamada a trabalhar neste projeto.
O evento terá lugar no Centro de Testes de Balocco, onde condutores especializados do setor irão testar a versão mais sofisticada da gama Junior, no âmbito da fase de preparação para a sua homologação.
À imprensa internacional será dado acesso, pela primeira vez, à total configuração do circuito “Langhe”, um verdadeiro exclusivo, recorrendo-se ao percurso completo de mais de 20 quilómetros de extensão, que nunca antes esteve disponível para condutores externos que não fossem membros das equipas de desenvolvimento da Alfa Romeo.
Todos os modelos de estrada da Alfa Romeo das últimas décadas foram submetidos a testes de desenvolvimento nesta mesma pista, no exato local onde o Alfa Romeo Junior será agora testado. Da mesma forma, a histórica e inesquecível equipa “Alfa Corse” também ali realizou testes e aperfeiçoou modelos de competição que participaram em provas internacionais de automobilismo (F1, DTM, Super Turismo).