Search
Close this search box.
logo_lusomotores
Qashqai-Mix

Nissan Qashqai… o que temos e o que aí vem!

Quando há algumas semanas o LusoMotores esteve na fábrica da Nissan em Sunderland, o local de nascimento do SUV Qashqai da marca nipónica para a Europa, tive oportunidade de dizer que depois daquela visita jamais iria ver o best-seller da Nissan da mesma maneira. E a verdade é que, um dia depois de ter regressado a Lisboa, fui buscar um Qashqai, ainda da terceira geração, e a sensação foi mesmo essa… única!

Por um lado, depois de ter já visto o que aí vem, rapidamente dei comigo a ter maior atenção aos pormenores que irão merecer as maiores alterações, nomeadamente as secções dianteiras e traseiras e os conjuntos ópticos. Depois, tendo consciência de que estava perante um modelo que mudou a forma como todo o mercado passou a olhar para os SUV, estar agora ao volante de um Nissan Qashqai era sentir cada um daqueles pormenores de construção que um ou dois dias antes tinha observado na origem, ao vivo e a cores, no local de onde saem afinal todos os Qashqai para o mercado europeu.

Na versão agora testada, a Nissan Portugal permitiu desta feita para o LusoMotores um Qashqai na versão Tekna, equipado com o motor E-Power 140 KW (190 CV) Auto de cor azul, ou em termos oficiais da Nissan, “Magnetic Blue & Black Roof”, que o mesmo é dizer “azul magnético e tejadilho em preto”, para uma conjunção sem dúvida agradável.

Com teto panorâmico, barras de tejadilho, jantes em liga leve Noburu de 19 polegadas, dois ecrãs no habitáculo, nomeadamente o que permite para o condutor as informações do computador de bordo (Nissan Drive Assist de sete polegadas a cores), e ainda o ecrã central, de infotenimento, com o sistema Nissan Connect de 12,3 polegadas, estamos perante um SUV particularmente bem equipado que justifica ser ainda hoje, e apesar da concorrência crescente no segmento, uma das propostas preferidas pelo mercado.

Câmara de visão de 360º, sistema de chamada de emergência (e-call) e ainda sistema de anti-colisão frontal com assistência em cruzamentos e reconhecimento de peões e ciclista, complementam o pacote de equipamento deste Nissan Qashqai que pudemos testar após o regresso de Sunderland.

Diferenças entre gerações bem à vista

Naturalmente que porque ainda estava bem presente aquilo que tinha visto do novo Nissan Qashqai, não poderia deixar de me aperceber das diferenças, até tendo em conta a apresentação desta quarta geração feita aos jornalistas em Sunderland, no Reino Unido, por Matthew Weaver, o vice-presidente do Design Nissan e um dos principais responsáveis pelas várias gerações deste SUV. Afinal, a responsabilidade resultante de se mexer num produto vencedor — só a terceira geração do Qashqai vendeu já mais de 350 mil unidades na Europa desde o seu lançamento — era naturalmente de grande dimensão, mas Weaver ousou e o resultado promete continuar a ser vencedor.

Afinal, em Sunderland vi um Nissan com uma imagem arrojada, capaz de o colocar em linha com as mais recentes apostas em termos de design do construtor nipónico. Na secção dianteira, a grelha surge claramente diferente, integrada num conjunto mais agressivo, com apontamentos que nos remetem aos padrões das armaduras dos samurais. Depois, duas entradas de ar surgem por baixo o conjunto óptico que permite que dois bumerangues continuem a enquadrar a frente mas de uma forma mais estilizada.

Na secção traseira, novos farolins com tecnologia OLED, permitem a ideia de luz suspensa para uma visibilidade mais intensa, com consequente impacto, por exemplo, ao nível da segurança. No habitáculo, destaque para uma maior conectividade, cada vez mais apoiada nos sistemas da Google, nomeadamente o Google Play, a navegação através do Google Maps e o Google Assistant, ainda que tudo isto esteja ligado de forma fácil ao smartphone, seja pelo Apple CarPlay ou Android Auto, sempre sem carecer de ligações com fios.

Claramente orgulhoso deste novo desenvolvimento no Nissan Qashqai, Matthew Weaver manifestou a confiança de que esta quarta geração deverá ser “ainda melhor sucedida do que qualquer uma das anteriores”, motivo pelo qual os responsáveis da Nissan acreditam que se mantenham, ou mesmo sejam incrementados números como os que dizem que o Nissan Qashqai é hoje um dos modelos automóveis de maior sucesso produzido na Reino Unido. Desde o lançamento da primeira geração deste SUV da Nissan, um em cada cinco carros produzidos no Reino Unido é um Nissan Qashqai, garantindo a marca nipónica que no Reino Unido existe sempre um Nissan Qahsqai a pelo menos 500 metros de onde estivermos.

A fechar estes números, restará dizer que a Nissan atingiu as 100 mil unidades vendidas do Qashqai no continente europeu em Dezembro de 2017, tendo atingido o milhão de unidades vendidas em termos globais em todos os mercados em Fevereiro de 2011. Notável para um modelo cujas vendas em Portugal começarão a ser feitas a partir de Julho, devendo as primeiras unidades chegar lá bem para o final do verão, isto numa altura em que não são ainda conhecidos os preços a estabelecer pela Nissan para este novo Qashqai no mercado luso.

Jorge Reis/LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!