A Honda ganha assim uma atualização para a MSX125 GROM, uma mini Honda muito divertida que chega já em 2024 com um estilo novo e arrojado, painéis de desmontagem rápida, três novas cores e, pela primeira vez, uma gama de acessórios genuínos Honda. As especificações incluem um motor SOHC de duas válvulas arrefecido a ar, caixa de cinco velocidades, forquilha invertida com colunas de 31 mm de diâmetro, travagem hidráulica de disco controlada por IMU, farol de LEDs e painel de instrumentos LCD.
Sobre esta Honda, uma moto fácil, divertida e funcional, foi apresentada pela Honda em 1963, junto com a icónica Monkey de rodas pequenas. O seu espírito manteve-se e foi reimaginado a cada geração respetiva, mais recentemente, na MSX125 de 2013, na renascida Monkey de 2018 e na DAX de 2022.
E, no século XXI, a fórmula encontrou eco na nova geração de jovens condutores. Conhecidas como “Dek Neaw”na Tailândia e “Street-Kei” no Japão, cresceram na era da Internet sem fronteiras e partilham uma cultura, uma perspetiva e um espírito que desafiam as convenções.
Arrastados de forma instintiva para o mundo das duas rodas, a primeira necessidade de transporte destes clientes será uma moto e esta terá de ser um modelo entusiasmante, mas não muito exigente, com um design que sobressaia dos demais e que tenha um preço razoável. Em 2013, a Honda introduziu a MXS125 (um acrónimo para Mini Street X-treme 125), um modelo que veio precisamente suprir as necessidades deste tipo de clientes.
Sempre conhecida como “Grom” no Japão e nos EUA, a MSX125 adicionou esse mesmo título ao seu nome europeu em 2021, tornando-se deste modo um produto verdadeiramente global, um sucesso em todo o mundo desde o seu lançamento, estabelecendo-se como uma das favoritas, quer seja usada como um simples meio de transporte urbano ou como uma afirmação de estilo altamente personalizada pelo seu público-alvo.
O ano de 2021 viu a Grom ganhar uma nova direção de estilo retro e uma caixa de 5 velocidades, melhorando assim a sua velocidade máxima. Em 2025 e embora mecanicamente inalterada, a MSX125 Grom foi redesenhada a nível de exteriores, com novas cores e uma série de acessórios genuínos Honda. Tal como sempre, a Grom é uma moto pequena mas com um grande coração.
Disponível em três cores
e facilmente personalizável
Em substituição do estilo retro do design anterior, surge agora um novo visual mais desportivo. A tampa do depósito de combustível, bem definida, tem recortes para os joelhos e flui perfeitamente para os painéis laterais remodelados, enquanto a nova parte inferior desportiva completa o destaque do visual. A Grom está muito bem equipada: o painel de instrumentos LCD inclui conta-rotações e indicador de mudança engrenada e o farol é de LEDs.
O motor de 125 cm³, SOHC de 2 válvulas e arrefecido a ar da Grom continua a ter performances muito úteis no mundo real e está acoplado a uma caixa de 5 velocidades para maior descontração em longas distâncias. A parte ciclística, já testada e comprovada, continua a usar uma forquilha invertida de colunas de 31 mm de diâmetro e jantes de 12 polegadas para originar uma moto pequena, mas com suspensão de controlo e maneabilidade de uma moto grande. A travagem de disco controlada por IMU oferece uma “camada extra” de confiança na condução.
A MSX125 de 2024 vai estar disponível em três cores – Azul Candy, Branco Pérola e Preto Metalizado Mate –, apresentando um novo exterior com individualidade inigualável e um enorme potencial de personalização, para além de um painel de instrumentos TFT que inclui um conta-rotações e indicador de mudança engrenada.
Simplificadas e com uma postura mais avançada, as tampas do depósito da MSX125 Grom têm entalhes para os joelhos e uma nova atitude mais agressiva, que encontra eco nas tampas laterais remodeladas e na nova parte inferior mais desportiva, complementada pelo elegante farol de LEDs, banco minimalista e subquadro reduzido.
E, influenciada pelo desejo dos seus proprietários em tornar as suas motos únicas, a MSX Grom foi concebida para ser facilmente personalizável e adaptada. Os componentes exteriores continuam a ser muito fáceis de desmontar e oferecem também muito mais superfície para o proprietário expressar a sua individualidade com a aplicação de autocolantes, gráficos ou películas de plástico. O novo logótipo Grom ocupa um lugar de destaque na frente.
Os acabamentos dourados na forquilha invertida sobressaem em nítido contraste com o motor, o escape, as jantes e o braço oscilantes todos em preto. O painel de instrumentos é bastante fácil de ler para uma unidade com as suas dimensões compactas e inclui um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada, para além do velocímetro, conta-quilómetros parcial duplo, indicador do nível do combustível e relógio. Para repor os conta-quilómetros parciais a zero, para acertar o relógio ou para alternar entre o conta-quilómetros totalizador e os conta-quilómetros parciais, basta carregar nos botões de cada lado do painel.
Motor de 125 cm³
e caixa de cinco velocidades
O motor de 125 cm³, duas válvulas e arrefecimento a ar da MSX125 Grom tem 50 mm de diâmetro e 63,1 mm de curso e uma relação de compressão de 10,0 : 1. O pico de potência é de 7,2 kW e chega às 7250 rpm, com o pico de binário de 10,5 N·m a aparecer às 5500 rpm.
Esta unidade mostra ser a mistura perfeita de performances enérgicas e uma capacidade utilitária geral muito abrangente. Na verdade, esta unidade tem tudo a ver com condução divertida na altura de “enrolar punho”: a caixa de cinco velocidades amplifica o prazer (e a facilidade de utilização) e permite uma velocidade máxima de 94 km/h.
A operação manual da embraiagem continua a oferecer uma condução semelhante à de uma moto normal; o pinhão de ataque com 15 dentes e a cremalheira traseira de 38, conjugados com as jantes de 12 polegadas oferecem respostas animadas na cidade e permitem viajar lentamente com uma mudança alta – perfeito para furar facilmente através do trânsito.
Este modelo é também muito económico, com consumos de 1,5 l/100 km (66,7 km/l) (em modo WMTC) graças às tecnologias de baixo atrito usadas, tais como cilindro descentrado e balanceiros de roletes no conjunto de válvulas. O sofisticado sistema de injeção PGM-FI garante uma combustão altamente eficiente e funciona em conjunto com a admissão de ar e com o escape do motor para oferecer acelerações envolventes.
Os 2,5 L de capacidade da grande caixa do filtro do ar e o próprio filtro, húmido e do tipo painel, unem-se para oferecer uma admissão silenciosa e fiável; este filtro tem intervalos de mudança de 16.000 km). O coletor de escape e o silenciador estão separados.
Jantes de 12 polegadas
e sistema de travagem hidráulico
O quadro monotrave à retaguarda em aço oferece uma base muito robusta. O seu tubo rígido de secção quadrada une a coluna da direção diretamente às placas pivot do braço oscilante, deixando visíveis todos os outros componentes montados no quadro, o que contribui bastante para o visual minimalista da MSX 125 Grom. A rigidez e a flexão nos eixos vertical e horizontal foram especificamente ajustadas, tal como a flexão nos pivots do braço oscilante e nas placas dos pendurais do motor, o que fornecem o equilíbrio perfeito entre conforto e confiança.
A estrutura do quadro também permite alojar eficientemente os componentes do sistema PGM-FI; as demais peças elétricas colocadas dentro da tampa do depósito permitem manter a capacidade 6,0 L de combustível A distância entre eixos é compacta, 1200 mm, com um ângulo da coluna de direção de 25° e um eixo de arraste (trail) de 81 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 103 kg.
Os apenas 761 mm de altura do banco (um valor extremamente baixo) tornam a MSX125 Grom muito fácil de conduzir; as suas dimensões permitem que quem use uma autocaravana a possa facilmente carregar/descarregar, transportar e usar.
As suspensões à frente e atrás oferecem uma condução de classe superior. A forquilha invertida de 31 mm reduz o peso não suspenso e, graças à maior área de suporte da pressão (em comparação com uma forquilha telescópica normal), oferece um amortecimento melhorado em todo o curso. As mesas superior e inferior são de tamanho completo, o que melhora ainda mais a maneabilidade e a sensibilidade do condutor; o amortecedor traseiro leve e robusto trabalha num braço oscilante em tubos de aço e tem formato em H; este componente, simples e resistente, tem secção de 50 x 25 mm.
As jantes remodeladas de alumínio fundido e 5 raios são de 12 polegadas e têm 2,5 polegadas de largura; estes componentes são fundamentais para a forma e função da MSX Grom. Os pneus de medidas 120/70-12 à frente e 130/70-12 atrás conferem um aspeto dinâmico e de elevadas performances à MSX 125 Grom. Os travões são sistemas hidráulicos; à frente, temos uma pinça de dois êmbolos e um disco de 220 mm e atrás há um disco de 19 mm com uma pinça de um só êmbolo. O ABS trabalha com uma unidade IMU pra minimizar o levantamento da roda traseira.
Acessórios genuínos Honda
em dois pacotes de equipamento
Novidade para 2025, a gama completa de acessórios genuínos Honda foi também agrupada em dois packs direcionados para o cliente, nomeadamente o Pack Comfort e o Pack Travel.
Assim, e em relação ao Pack Comfort, este foi concebido para aumentar o conforto do condutor, especialmente em condições climatéricas adversas e nos dias mais frios. As proteções de punho, com acabamento em preto, desviam o ar que circula das mãos e dos antebraços do condutor, enquanto que a moldura do painel de instrumentos, de cor escura, oferece uma ampla cobertura das zonas do peito e dos ombros.
Já o Pack Travel aumenta a capacidade de transporte da MSX125 Grom, transformando-a numa moto significativamente mais versátil. Os alforges laterais exclusivos oferecem um volume de transporte combinado de 10 litros. As coisas ficam protegidas por um prático revestimento interior à prova de água e cada alforge tem uma pega e alças para facilitar o transporte quando não está montado. Também há um prático porta-bagagens traseiro que faz parte deste pack Travel, dando uma base conveniente para fixar objetos maiores.
Todos os artigos incluídos nos dois packs podem ser adquiridos, de forma separada e individualmente, tal como um prático saco para o banco traseiro que oferece mais 15 litros de capacidade de transporte, expansível até 22 litros, completo com capa de chuva e pega de transporte.
Especificações técnicas
MOTOR | |
Tipo | Monocilíndrico, 2 válvulas, arrefecido por ar |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 50,0 mm x 63,1 mm |
Relação de compressão | 10,0 : 1 |
Potência máxima | 7,2 kW às 7250 rpm |
Binário máximo | 10,5 N·m às 5500 rpm |
Capacidade de óleo | 1,1 litros |
Nível de ruído | Urbano: 69,7; em aceleração total: 71,2 |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 6,0 litros |
Consumos | 1,5 l/100 km (66,7 km/l) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | 12 V 3,5 AH |
Potência do alternador | 225 W/5000 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Húmida, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
QUADRO | |
Tipo | Quadro monotrave à retaguarda, em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 1760 mm X 720 mm X 1015 mm |
Distância entre eixos | 1200 mm |
Ângulo da coluna da direção | 25⁰ |
Eixo de arraste (trail) | 81 mm |
Altura do banco | 761 mm |
Altura ao solo | 180 mm |
Peso | 103 kg |
Raio de viragem | 1,9 metros |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha dianteira invertida, 31 mm |
Traseira | Monoamortecedor e braço oscilante de tubos quadrados em aço |
JANTES | |
Dianteira | 5 raios, alumínio fundido |
Traseira | 5 raios, alumínio fundido |
Dimensão da jante dianteira | MT 2,5-12 |
Dimensão da jante traseira | MT 2,5-12 |
Pneu dianteiro | 120/70-12 |
Pneu traseiro | 130/70-12 |
TRAVÕES | |
Dianteira | Um disco de 220 mm com pinça hidráulica de dois êmbolos |
Traseira | Um disco de 190 mm com pinça hidráulica de um êmbolo |
INSTRUMENTOS E SISTEMAS ELÉTRICOS | |
Instrumentos | Painel de instrumentos digital TFT com velocímetro, dois conta-quilómetros parciais, indicadores do nível do combustível e relógio |
Farol | Farol e farolim traseiro de LEDs |