Search
Close this search box.
logo_lusomotores
HUNGARORING, HUNGARY - JULY 21: Lando Norris, McLaren F1 Team, 2nd position, Oscar Piastri, McLaren F1 Team, 1st position, the McLaren trophy delegate and Sir Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team, 3rd position, on the podium during the Hungarian GP at Hungaroring on Sunday July 21, 2024 in Budapest, Hungary. (Photo by Andy Hone / LAT Images)

McLaren garante dobradinha no GP da Hungria onde entrega vitória a Piastri

Uma polémica ordem de equipa por parte da McLaren foi determinante para que o australiano Oscar Piastri conseguisse, este domingo, a sua primeira vitória na Fórmula 1, no Grande Prémio da Hungria, no traçado de Hungaroring, uma prova em que Lando Norris, também da McLaren, terminou na segunda posição, depois de ter recebido por diversas vezes indicações da equipa de que deveria permitir a ultrapassagem a Oscar Piastri.

Numa prova em que a McLaren dominou amplamente a corrida, Piastri sagrou-se vencedor, Norris terminou na segunda posição permitindo a primeira dobradinha da McLaren na F1 desde o GP da Itália de 2021, tendo Lewis Hamilton, da Mercedes, completado o pódio na terceira posição, conquistando o seu 200º pódio da carreira e o 12º neste traçado húngaro. Será importante referir que um erro de estratégia da McLaren na forma como determinou a paragem dos seus pilotos para a última troca de pneus acabou por permitir a Lando Norris a obtenção da liderança da corrida, tendo, depois disso, os responsáveis da McLaren pressionado Norris para permitir que Piastri voltasse à frente do pelotão, dizendo a Norris que este irá certamente precisar da equipa e do seu colega de equipa em provas futuras.

A corrida acabou assim por acumular polémicas, em redor de uma situação que poderá ainda fazer correr muita tinta, nomeadamente se Norris chegar a uma situação de discussão de posição no Mundial de Construtores com Verstappen em que ambos estejam separados por um ou dois pontos. Certo é que a decisão estratégica da equipa causou discórdia entre a escuderia e os pilotos da McLaren, numa prova em que Norris partiu da pole position mas que permitiu logo no início a ultrapassagem a Piatri.

Oscar Piastri assumiu assim a liderança no arranque, ultrapassando o companheiro de equipa e o Red Bull de Max Verstappen, mas na segunda ida às boxes a McLaren parou primeiro Lando Norris, mesmo quando este seguia na segunda posição. A ideia seria permitir a paragem de Piastri depois e colocar Norris na defesa da liderança do australiano, impedindo que Hamilton e Verstappen, que seguiam nas posições imediatas, pudessem atacar a liderança de Oscar Piastri.

O problema mesmo para a McLaren resultou do facto de que, quando Piastri parou para mudar de pneus, Lando Norris acabou por lhe ganhar a posição em pista, relegando o seu companheiro de equipa para a segunda posição. Por esta altura, a equipa ordenou que o britânico devolvesse a posição, ação que só foi realizada nas voltas finais após várias discordâncias na comunicação entre engenheiro e piloto.

Enquanto lá na frente se discutia quem deveria deixar passar quem para ganhar o Grande Prémio da Hungria, outro “caso” chamava a atenção do público em redor de um incidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, quando ambos disputavam o último lugar no pódio a oito voltas para a bandeira de xadrez. Em busca da terceira posição, o tricampeão, Max Verstappen, tentou forçar a passagem por dentro na curva 1, colocando o seu Red Bull onde não havia espaço para a ultrapassagem. Hamilton defendeu-se, manteve a sua trajectória, e Verstappen acabou por saltar com o pneu traseiro do seu monologar sobre o pneus dianteiro do Mercedes, acabando o piloto neerlandês por ir parar à escapatória, acabando mesmo por descer para a quinta posição subindo Charles Leclerc ao quarto posto.

Depois desta prova, Verstappen continua a liderar o Mundial de Pilotos, agora com 265 pontos, seguindo de Lando Norris (189 pts) e de Charles Leclerc (162 pts). Já no que diz respeito ao Mundial de Construtores, a Red Bull continua na frente, com 389 pontos, mas com a McLaren cada vez mais próxima, na segunda posição com 338 pontos, e tudo isto numa altura em que a McLaren dá conta de atravessar um bom momento ao mesmo tempo em que a Red Bull sente algumas dificuldades em andar na frente das corridas e, mais do que isso, em conseguir terminar com os seus dois pilotos nas melhores posições em termos de pontuação. Desta vez, na Hungria, Sérgio Perez, o segundo homem da escuderia austríaca, não conseguiu melhor do que um sétimo lugar final.

Toda a classificação deste Grande Prémio da Hungria, o 13º Grande Prémio da temporada de 2024, pode ser consultada aqui no LusoMotores.

POSPILOTOEQUIPATEMPO
1.Oscar PiastriMCLAREN1:38:01.989
2.Lando NorrisMCLAREN+2.141s
3.L. HamiltonMERCEDES+14.880s
4.C. LeclercFERRARI+19.686s
5.M. VerstappenRED BULL+21.349s
6.Carlos SainzFERRARI+23.073s
7.Sergio PerezRED BULL+39.792s
8.George RussellMERCEDES+42.368s
9.Yuki TsunodaRB+77.259s
10.Lance StrollA. MARTIN+77.976s
11.F. AlonsoA. MARTIN+82.460s
12.D. RicciardoRB+1 volta
13.N. HulkenbergHAAS+1 volta
14.A. AlbonWILLIAMS+1 volta
15.K. MagnussenHAAS+1 volta
16.Valtteri BottasSAUBER+1 volta
17.L. SargeantWILLIAMS+1 volta
18.Esteban OconALPINE+1 volta
19.Zhou GuanyuSAUBER+1 volta
Pierre GaslyALPINEAbandonou

O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 prossegue no próximo fim-de-semana com o Grande Prémio da Bélgica no icónico circuito de Spa-Francorchamps.

Maria F. Reis

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!