Está a chegar a Portugal a quinta geração do Hyundai Santa Fe, um SUV agora maior, com linhas desenhadas a régua e esquadro mas nem por isso menos agradáveis, apresentando uma figura imponente e sem dúvida capaz, quer na sua disponibilidade para acções dinâmicas, quer no espaço e no conforto permitido para quem nele viaja. Decorridos 24 anos sobre o lançamento da primeira geração do Santa Fe, ficam para trás mais de 450 mil unidades vendidas deste SUV agora renovado desde logo no design, na tecnologia e na segurança e também na conveniência.
Como SUV topo de gama do construtor sul-coreano, surge como um modelo capaz de pedir meças com concorrentes porventura mais cotados ou de níveis tidos à partida como superiores, transportando desde logo o conceito “Open for More”, o qual transmite a transformação radical do modelo centrada na sua nova porta traseira larga e num conjunto de características e vasto equipamento topo de gama, tudo no novo Santa Fé que nos deixou uma impressão particularmente positiva no primeiro contacto ao longo de algumas dezenas de quilómetros.
Agora na sua quinta geração, o novo Hyundai Santa Fé surge com uma imagem reforçada no seu carácter premium de um topo de gama do construtor sul-coreano lançado pela primeira vez há 24 anos. Com a versatilidade dos sete lugares disponíveis, este SUV propõe-se expandir as experiências quotidianas, ligando a cidade e a natureza, o interior e o exterior, enquanto os ocupantes desfrutam de uma qualidade e nível de equipamento superior.
Assinatura com H maiúsculo
vinca orgulho no produto final
Com uma maior distância entre eixos, os lugares da terceira fila surgem melhorados no espaço disponível, num habitáculo mais amplo e que inclui de características de conforto e conveniência de primeira qualidade. Entre estas facilmente se destacam os bancos de relaxamento com apoio para as pernas, tabuleiro de esterilização UV-C (na versão Calligraphy), sistema duplo de carregamento sem fios para smartphones, ecrã panorâmico curvo e muito mais, e tudo num SUV totalmente reformulado, mais robusto e bastante requintado.
Os destinatários desta proposta da Hyundai são famílias com desejo de aventura que poderão tirar o melhor partido dos sete lugares de série, um espaço interior e uma abertura da bagageira maiores e líderes na sua classe. A imagem deste SUV, no entanto, começa por se evidenciar a partir do exterior, num modelo com uma presença poderosa e arrojada que reflete a disponibilidade para vida ao ar livre.
A área da porta traseira surge particularmente alargada, num modelo que também à frente apresenta uma secção que se destaca. O seu capot alto, os faróis em forma de H a transmitirem o orgulho na imagem da marca sul-coreana e os guarda-lamas bem definidos, tudo junto traduz uma imagem global arrojada e distinta. Depois, olhando a partir da secção lateral, facilmente observamos um modelo agora com uma distância entre eixos mais longa que confere ao novo Santa Fé uma sensação de grandeza, sendo a sua escultura lateral limpa complementada por uma linha de tejadilho bem vincada, um volume generoso à volta dos guarda-lamas, cavas das rodas robustas, uma saliência dianteira mais curta e jantes de 20 polegadas de design marcante.
Nota para a presença de uma assinatura facilmente identificável permitida pelos conjuntos ópticos, com os farolins traseiros e dianteiros em forma de H a transmitirem ao novo Santa Fé uma presença distinta na estrada. Aliás, a propósito desta presença do H maiúsculo, assinatura clara do construtor, a mesma repete-se no painel de instrumentos e nas saídas de ar, com um design que consegue uma sensação de equilíbrio e uma identidade únicos.
Disponível em dez cores exteriores, este Hyundai Santa Fé apresentado na região saloia de Mafra, Malveira, Ericeira e Santa Cruz, com o centro nevrálgico da apresentação na harmoniosa Adega Mãe, corresponde no interior com o espaço que é perceptível a partir da observação do exterior. Os bancos totalmente rebatíveis da segunda e terceira fila criam um espaço semelhante a um terraço na traseira com a porta traseira mais larga aberta, permitindo aos utilizadores desfrutar do ar livre sem esforço.
Importante na abordagem aos interiores do novo Santa Fé é o olhar que podemos colocar sobre os materiais ecológicos utilizados, permitindo superfícies macias, como o forro do tejadilho, tapetes BCF e encostos dos bancos e revestimentos, como o tapete de proteção, o revestimento das portas e os bancos. Em particular, os bancos em couro sintético são fabricados com materiais que minimizam os riscos para a saúde humana e são certificados como Classe 1 na Europa – seguros para bebés até aos 3 anos de idade.
A Hyundai não se ficou por aqui nas suas opções em redor deste SUV, tendo apostado na utilização de materiais amigos do ambiente também no exterior. A título de exemplo, a tinta preta brilhante aplicada nos acabamentos exteriores utiliza materiais de carbono reciclado.
Mais espaço interior
visa conforto e conveniência
O perfil prático da carroçaria facilita as atividades urbanas e ao ar livre, com uma capacidade de carga que se apresenta como líder na sua classe e uma abertura da porta da bagageira espaçosa, o que é ótimo para estilos de vida urbanos e impressiona na utilização ao ar livre, oferecendo muito espaço para tudo, desde equipamento desportivo a equipamento de campismo. E por falar em campismo, para os poucos que um dia irão usufruir da capacidade de colocar uma tenda de campismo sobre o tejadilho deste novo Santa Fé, há que dar conta da presença de uma pega de assistência do tipo oculto, localizada no pilar C, para um melhor acesso ao tejadilho. Poderá nunca utilizar este equipamento, mas não duvide que ele está lá.
O que também está lá é o espaço interior no habitáculo, para um conforto acrescido. Olhando em jeito comparativo com aquilo que era permitido até agora no Santa Fé de quarta geração, a Hyundai aumentou o espaço para as pernas na segunda e terceira filas deste novo SUV de 7 lugares, enquanto apostou na oferta do melhor conforto da classe na terceira fila (reclinável) e melhorias no espaço para a cabeça em resposta ao feedback dos clientes.
Assim, o comprimento do espaço para as pernas na segunda fila do Santa Fé aumentou 20 mm, para 1055 mm, isto enquanto na terceira fila o mesmo espaço aumentou em 15 mm, para 761 mm. Estamos ainda perante o SUV que oferece o melhor espaço para a terceira fila da sua classe, tendo aumentado 69 mm para 958 mm. A altura dos bancos da terceira fila aumentou 30 mm, para 282 mm, havendo ainda a ter em conta que a reclinação dos bancos da terceira fila é agora de 10 graus, um aumento em relação à geração anterior.
Sendo este um veículo claramente familiar, o novo Hyundai Santa Fé surge equipado com uma consola central, entre os bancos da frente, cujo acesso pode ser feito, naturalmente, a partir do lugar do condutor ou do passageiro, mas também a partir dos lugares dos passageiros da segunda fila, naquilo que o construtor define como “o primeiro espaço de arrumação Bilateral Multi-Console”.
Porta da bagageira elétrica, sistema de Som Premium Bose, bancos dianteiros com ventilação/aquecimento e traseiros com aquecimento, sistema de carregamento sem fios duplo de alta velocidade para smartphones, ainda um terminal USB tipo C (máx. 27 W) e um inédito tabuleiro de esterilização UV-C (exclusivo da versão Calligraphy) aplicado na parte superior do porta-luvas do passageiro do Santa Fé, proporcionando uma esterilização fácil de objetos frequentemente utilizados, como telemóveis ou carteiras, entre outros, completam os níveis de equipamento deste SUV premium da Hyundai.
E porque a evolução é hoje em dia constante em todos os aspectos, também em redor deste Hyundai Santa Fé é possível através das atualizações over-the-air (OTA) manter sempre os sistemas do veículo com o software mais recente, atualizando sem fios os controladores principais do veículo sem necessidade de uma visita ao centro de assistência Hyundai.
Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA), baseado em radar, que ajuda a lembrar o condutor dos ocupantes traseiros como precaução de segurança depois de a ignição ser desligada, ainda a Travagem Autónoma de Emergência, capaz de fornecer um aviso e uma travagem de emergência se o veículo que o precede abrandar subitamente ou se for detetado um risco de colisão dianteira, também, o Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), que utiliza uma câmara montada no para-brisas para ajudar a reconhecer a deriva do veículo e ajuda a fornecer ligeiras indicações de direção para que o veículo regresse ao centro da sua faixa de rodagem, ou tão só o novo sistema de Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), que analisa a atenção do condutor e pode fornecer avisos quando necessário, a par do Sistema de Monitorização do Condutor (DMS) que analisa os sinais vitais do condutor para ajudar a garantir uma condução segura, são apenas alguns dos equipamentos permitidos por este SUV para condução segura e tranquila para condutor, passageiros e demais utilizadores da via.
A tudo isto poderíamos acrescentar o Cruise Control Inteligente baseado na navegação, o Assistente de Condução Autónoma em Autoestrada (HDA 2.0), Assistente Inteligente de Limite de Velocidade, Monitor de Ângulo Morto, Sistema de Prevenção de Colisão de Cruzamento na Traseira do Veículo (RCCA), Sensores de Estacionamento Dianteiros/Laterais/Traseiros (PDW), Câmara 360º, Sistema Inteligente de Estacionamento Controlado à Distância (RSPA), Travagem Autónoma de Emergência 2.0 e Assistente à Saída da Viatura em Segurança.
Curiosamente, a única dimensão que se mantém igual à da geração anterior no novo Hyundai Santa Fe é mesmo a largura, sendo certo que a percepção que é transmitida para quem conduz é claramente de um SUV largo na estrada, ainda que ágil e agradável de conduzir mesmo em traçados mais sinuosos.
Disponível em Agosto
com duas variantes de preços
Num modelo que terá lá mais para a frente no tempo a sua variante elétrica, respeitando o rumo da electrificação que também a Hyundai tem vindo a realizar, este novo Hyundai Santa Fé surgirá entretanto disponível com duas opções de motorização, ambas com caixa automática de 6 velocidades:
• 1.6 TGDi (híbrido com turbocompressor), com potência máxima de 215 cavalos (158 kW) e binário máximo de 367 NM;
• Híbrido Plug-in (PHEV) de 1,6 L turbo com potência máxima de 253 cavalos (186 kW) e binário máximo de 367 Nm.
Relativamente à variante ‘plug-in’, o novo Hyundai Santa Fé PHEV chega equipado com uma bateria de 13,8 kW de capacidade, capaz de uma autonomia de até 65 km (ciclo WLTP), realizando um consumo de 19,2 kWh e com o carregador de 3,6 KW carrega dos 0 aos 100 por cento em 3h50.
Entre nós, em termos de equipamento, o novo Hyundai Santa Fé com sete lugares, com chegada prevista aos concessionários do construtor para Agosto, estará disponível nas variantes HEV Vanguard e HEV Calligraphy Pack.
Numa altura em que não é ainda conhecido o preço de venda ao público, há apenas a promessa do construtor de “manter o posicionamento de preço bastante competitivo”, devendo em Agosto serem divulgados os preços para o mercado nacional.