O Município de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem, assinala até domingo, 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto diversificado de iniciativas focadas na promoção dos transportes sustentáveis, na sensibilização para a mobilidade ativa e consciencialização da pegada ambiental.
As atividades da Semana Europeia da Mobilidade em Guimarães arrancaram a 16 de Setembro com o PARK(ing) Day e jogos de rua na Escola Martins Sarmento. A iniciativa, pretendeu promover o Clube “Escola com Pedalada” para incentivar modos de transporte no âmbito da mobilidade ativa e sustentável como caminhar, andar de bicicleta ou o uso de transportes públicos. Durante a semana, atletas do Vitória Sport Clube irão promover a utilização do transporte público, através de iniciativas surpresa, em detrimento da utilização do automóvel privado.
Sob o mote “Combina e Move-te!”, o programa inclui a apresentação na sexta-feira, dia 20 de setembro, às 14h00, do Metrominuto nas Taipas, projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e com a colaboração das escolas EB 2/3 e Secundária das Taipas. Refira-se que o Metrominuto irá integrar um mapa com indicação das distâncias a pé entre diferentes pontos da cidade, e irá ser afixado em locais estratégicos no centro das Taipas. Após a apresentação, está previsto um passeio com os alunos para promover a mobilidade pedonal.
Dia Mundial Sem Carros a 22 de Setembro
O ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade em Guimarães será celebrado no Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro, com o corte ao trânsito no Toural Superior, Alameda de São Dâmaso e Rua de Santo António, entre as 10h00 e as 12h00. Sublinhe-se que o Teleférico de Guimarães estará disponível gratuitamente durante este período.
Haverá ainda atividades como a “Educabicla e Ciclo Oficina”, bem como animação de rua, promovida pelo Laboratório da Paisagem.
Desafio às escolas e comunidade
Durante toda a semana, até 20 de setembro, as escolas do concelho estão a ser desafiadas a incentivar os alunos a irem de bicicleta, partilharem boleias ou utilizarem o autocarro para se deslocarem até à escola. As escolas que aderirem a esta iniciativa são convidadas a partilhar fotografias nas redes sociais com a hashtag #SemanaEuropeiadaMobilidade ou mencionando o @labpaisagem.pt.
Adicionalmente, as escolas deverão promover “manifestações” simbólicas, apelando a boas práticas de mobilidade, como a prioridade aos peões, o respeito pelos limites de velocidade em zonas escolares e a acessibilidade inclusiva.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma oportunidade para Guimarães reforçar o seu compromisso com um futuro mais sustentável, promovendo soluções de mobilidade que contribuem para a qualidade de vida dos seus habitantes. A iniciativa deverá contribuir para a sensibilização dos jovens para comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, a proteção da qualidade do ar, a mitigação do aquecimento global e a redução do ruído, promovendo um ambiente urbano mais saudável e agradável.
Guimarães na rota
da Capital Verde Europeia 2026
Recorde-se que Guimarães foi recentemente anunciada como uma das três cidades finalistas na corrida ao título de Capital Verde Europeia 2026. O município, que já havia chegado à fase final da competição no ano passado, disputa o título com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). A cidade vencedora será conhecida este ano, numa cerimónia que terá lugar em Valência, Capital Verde Europeia em 2024.
A candidatura de Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026 tem como objetivo principal afirmar o município como referência nacional e internacional em termos de sustentabilidade, promovendo a economia verde, a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos.