Abraçar a transição energética rumo a um futuro eletrificado é um passo importante para ajudar a Europa a atingir os seus objetivos climáticos e para ajudar a descarbonizar a indústria dos transportes. Perante esta realidade, os proprietários de veículos de longo curso podem agora considerar a expansão das frotas com veículos elétricos, um caminho desafiante para o qual existem soluções digitais que estão já a facilitar o planeamento e a gestão de frotas, bem como modelos de camiões elétricos concebidos para satisfazer as condições reais que os condutores enfrentam.
A Mercedes-Benz Trucks e a tecnológica tb.lx compreendem alguns dos maiores desafios enfrentados pelos proprietários de frotas na adoção de mais camiões elétricos e estão a trabalhar em conjunto para criar soluções que os ajudem a ultrapassar as questões tidas como mais prementes.
Entre as questões que merecem a atenção daquelas entidades estão, desde logo, a falta de visibilidade sobre a infraestrutura disponível, espelhada na reduzida disponibilidade de estações de carregamento adequadas e na necessidade de introduzir soluções de carregamento nos armazéns e entrepostos existentes.
Depois a preocupação constante de que a bateria do camião elétrico possa esgotar-se antes de chegar a uma estação de carregamento ou ao destino final – “Range anxiety” –, decorrente da autonomia limitada dos camiões elétricos face aos tradicionais movidos a gasóleo, da atual infraestrutura de carregamento e do tempo necessário para recarregar, pode afetar o planeamento das rotas, a logística e a eficiência geral.
Outra questão a ter em conta resulta das necessidades inerentes às ações de carregamento, nomeadamente a logística envolvida no agendamento dos carregamento, na reserva de carregadores e no controlo dos custos de energia que pode revelar-se complexa. Em cima de tudo isto há ainda que ter em conta a estimativa das despesas associadas à compra, instalação, utilização e recuperação de um camião elétrico, os valores relativos ao custo total de propriedade que continuam a ser incertos no mercado atual.
Para superar estas barreiras, a Mercedes-Benz Trucks e a tb.lx acreditam que a resposta deve passar por continuar a investir em tecnologia relevante tornando-a mais acessível e fiável; por oferecer aos gestores de frotas ferramentas como sistemas de gestão de frotas, de energia e de carregamento, assim como soluções de planeamento de rotas que capacitem as suas operações e as tornem mais eficientes; e, em paralelo, por disponibilizar formação e apoio ao condutor quando este passa a conduzir um veículo elétrico.
Com uma visão clara de sustentabilidade e eficiência, estas empresas colaboram para proporcionar soluções inovadoras que ajudam o setor dos transportes.
Mercedes-Benz eActros 600…
muito mais do que um camião elétrico
Falar em soluções inovadoras relativamente à Mercedes-Benz Trucks é, de uma forma objectiva, desde logo falar do novo camião elétrico da Mercedes-Benz, o eActros 600, um veículo mais eficiente e capaz de percorrer trajetos mais longos, graças não só à elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora (kWh), mas também a um novo eixo de tração elétrico que lhe permite atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem carregamento intermédio.
A Mercedes-Benz Truck na Europa constatou que 60% das viagens de longo curso dos seus clientes são inferiores a 500 quilómetros, tornando o novo eActros 600 capaz de satisfazer a maioria das suas necessidades.
Para trajetos mais longos, há uma necessidade contínua de expansão das infraestruturas públicas de carregamento para tornar o camião elétrico viável em toda a Europa. Além de um Sistema de Carregamento Combinado (CCS) com até 400 kW, o eActros 600 irá, no futuro, permitir o Sistema de Carregamento de Megawatts (MCS). Assim que o MCC estiver disponível e for uniformizado pelos fabricantes, planeia-se que possa ser adaptado aos primeiros modelos deste camião elétrico, possibilitando que as baterias sejam carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada, com uma potência de cerca de um megawatt.
eTruck Ready… para prever,
planear e electrificar uma frota
A ferramenta digital eTruck Ready, desenvolvida pela Daimler Truck e pela tb.lx, foi concebida para prever a autonomia exata das baterias dos veículos em rotas específicas e permite que os gestores e proprietários de frotas avaliem a viabilidade das rotas e tomem decisões informadas sobre a compra de pesados elétricos. A Daimler Truck desenvolveu esta ferramenta tendo em conta fatores como a data, a rota, o tráfego, a topografia, as condições meteorológicas, o tempo, o reboque e a carga útil.
Disponível na Europa para a Mercedes-Benz Trucks, com a eTruck Ready os proprietários de frotas podem testar exaustivamente as suas rotas reais utilizando camiões como os eActros 300/400 e o eActros 600. Traduzida em 15 línguas, esta ferramenta aborda um dos maiores obstáculos às vendas de veículos elétricos: a ansiedade em relação à autonomia.
Quase tudo por fazer
na mobilidade elétrica
O debate em Portugal sobre a transição para a mobilidade elétrica está numa fase preliminar, mas continuar a abordar estes tópicos é crucial para a consciencialização e abordagem dos desafios que existem na adoção de veículos elétricos em escala.
À medida que cresce a oferta de veículos elétricos e de soluções digitais para ajudar a gerir as frotas, mais fácil e eficiente se tornará a transformação. Neste contexto, o eTruck Ready e o eActros 600 são fortes exemplos de potenciais soluções que conduzirão a uma mudança no setor, um camião de cada vez.