Com o objectivo de aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção, e melhorar os locais de trabalho, os responsáveis da Stellantis abraçam o desafio de descobrir e implementar processos de produção que potenciem os talentos dos trabalhadores, garantam a qualidade dos produtos, melhorem a eficiência e produzam veículos e componentes de uma forma eficiente, com impacto ambiental mínimo.
Visando este propósito e aproveitando o evento anual “Factory Booster Day”, a Stellantis convida fornecedores e startups a propor soluções para apoiar as ambições globais de produção. Este evento, realizado esta quarta-feira, dia 18, no Complexo Mirafiori em Turim, Itália, conta com mais de 60 parceiros e 93 inovações, isto numa altura em que as fábricas da Stellantis em todo o mundo estão a implementar “gémeos digitais” baseados em cloud, soluções de IA e de visão 3D apresentadas em edições anteriores do “Factory Booster Day”.
Hoje na sua nona edição, o “Factory Booster Day” anual da Stellantis representa uma via fundamental de implementação de melhorias de produção, que visam satisfazer as atuais exigências da indústria e aproveitar as novas tecnologias para o interior das fábricas. Assente no processo “Open Challenge”, em que os líderes das fábricas solicitam ideias aos fornecedores e empresas do tipo startup, o “Factory Booster Day” traduz-se numa montra global de soluções para o ambiente fabril, idealizadas por esses mesmos fornecedores e startups, através de demonstrações físicas e virtuais.
Em Turim irão estar assim 93 inovações em exposição, isto depois de, nos últimos três anos, as equipas de produção da Stellantis terem estudado mais de 300 propostas.
“Temos a prova de que a colaboração com os nossos parceiros de produção funciona. A aplicação de inovações e a melhoria contínua reduziram os nossos custos de transformação em 11%, os consumos de energia em 23% e as questões de qualidade em 40%, desde 2021”, afirmou Arnaud Deboeuf, Chief Manufacturing Officer da Stellantis.
“Os trabalhadores da Stellantis orgulham-se de construírem veículos que proporcionam as qualidades emocionais e de classe mundial das nossas marcas icónicas. Aproveitar as tecnologias mais recentes, especialmente a IA, representa uma alavanca significativa para atingirmos o nível de excelência que pretendemos”, disse.
As inovações decorrentes de edições anteriores do “Factory Booster Day” estão a trazer velocidade e avanços à prova de erros em “gémeos digitais” baseados na cloud, em inteligência artificial (IA) e em soluções habilitadas para visionamento 3D para ambientes de fabrico da Stellantis. Dessas inovações destacam-se:
• A Stellantis utiliza a Autodesk Construction Cloud, uma plataforma baseada na nuvem que suporta fluxos de trabalho para todas as fases da construção, desde o projeto, ao planeamento, à construção e às operações. Apresentada no “Factory Booster Day” de 2022, permite que fornecedores e Stellantis partilhem e simulem layouts de construção em simultâneo e interajam num “gémeo digital” de uma instalação de fabrico. A aceleração da agregação de dados de construção e a melhoria do processo de colaboração entre a Stellantis e os seus fornecedores reduzem o “desperdício digital”, ao eliminar a agregação manual de dados, permitindo uma visualização direta a todas as equipas. Também acelera a validação do projeto. A Autodesk Construction Cloud foi implementada pela primeira vez na Fábrica de Montagem de Windsor, no Canadá, para a instalação do STLA Large e, após uma notável poupança de custos, foi expandido para ser utilizado nas instalações da STLA Frame na Fábrica de Montagem de Sterling Heights, no Michigan, EUA.
• A orientação por robôs através de IA, instalada em várias fábricas de motores da Stellantis, incorpora um sistema de visão tridimensional (3D). Esta inovação da GuideNow com a Inbolt, uma startup sediada em França, tira partido da IA e dos sistemas de visão para permitir que os robôs ajustem a sua trajetória e operações em tempo real, de modo a evitar potenciais conflitos ou impactos. O sistema está a proporcionar uma melhoria da qualidade e a reduzir os tempos de espera entre a montagem do grupo motopropulsor e a sua instalação num veículo. Esta inovação foi apresentada no “Factory Booster Day” de 2021.
• As rodas autónomas da wheel.me, empresa norueguesa de robótica, convertem as plataformas móveis existentes em robôs móveis autónomos (AMRs). As rodas substituem os rodízios normais, automatizando o movimento de peças ou mercadorias pelas fábricas. Esta tecnologia ajuda a aumentar a eficiência, a segurança e a poupança de custos, tendo o mínimo de perturbação nos processos e nos fluxos de materiais. A solução wheel.me elimina a necessidade de dispendiosos sistemas de lagartas, oferecendo à Stellantis flexibilidade e poupanças anuais. A Stellantis e a wheel.me estão agora a planear a expansão da tecnologia para outras fábricas. Esta inovação foi apresentada no “Factory Booster Day” de 2022.
As inovações de produção e fabrico que ajudam a fornecer melhores produtos, que geram menos resíduos ou que reduzem a utilização de energia, são fundamentais para ajudar a concretizar as ambições do plano estratégico “Dare Forward 2030”:
• Tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2038, incluindo todas as áreas, com uma compensação percentual de apenas um dígito das emissões restantes. A Stellantis conseguiu uma redução superior a 20% da pegada de carbono de produção nos âmbitos 1 e 2, desde 2021;
• Reduzir os custos de produção em 40% até 2030, incluindo a implementação de automação, soluções digitais e inteligência artificial;
• Alcançar o 1º lugar em qualidade do produto através da deteção otimizada de defeitos, proporcionando uma experiência de cliente líder do setor.