Sem ser uma marca no topo de vendas em termos de volume no mercado nacional e mesmo ao nível europeu, a Mazda continua a apresentar modelos requintados e capazes de permitirem conforto e sedução a quem os conduz, mas também a quem os vê passar na estrada. Desta feita, o LusoMotores saiu para um ensaio ao volante de um Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D, modelo capaz de debitar uma potência de 184 cv, com caixa automática de seis relações e na variante de equipamento Exclusive Line Homura, veículo que, logo no primeiro contato permitiu uma impressão imediata de requinte e robustez.
Este SUV médio, na sua versão topo de gama para o MY2024, foi projetado para oferecer conforto, segurança e desempenho, elementos que combinam com a atual tendência do mercado automóvel, que busca mais sofisticação e tecnologia sem comprometer a dirigibilidade.
Este CX-5 faz justiça à reputação da Mazda, com foco na filosofia de design “Kodo”, que transmite elegância e movimento mesmo quando o carro está parado. Além disso, este modelo da Mazda deixou-nos a convicção, nomeadamente depois de testarmos outros modelos deste mesmo construtor nipónico, que o CX-5 se arrisca a ser a proposta mais equilibrada e também mais agradável de todas as que a Mazda tem na sua gama de produtos.
A propósito da filosofia de design “Kodo” – significa “alma em movimento” – e é um conceito central na identidade estética da Mazda, uma abordagem que pretende capturar a essência do movimento e da vida nas formas dos veículos, transmitindo uma sensação de dinamismo e energia mesmo quando estão parados. Segundo o construtor, o design “Kodo” é inspirado na natureza e nas emoções humanas, refletindo a ideia de que cada carro deve contar uma história e evocar sentimentos.
Além disso, esta linha de design também enfatiza a experiência do condutor, promovendo um interior que combina funcionalidade e estética, com materiais de elevada qualidade e um layout intuitivo. Deste modo, a filosofia “Kodo” não se limita apenas ao exterior, mas também à experiência de condução, que se apresenta emotiva e envolvente.
Design exterior e detalhes
de qualidade premium
Antes ainda de acedermos ao habitáculo, a primeira característica que chama a atenção neste modelo na variante de equipamento Exclusive Line Homura resulta da identidade visual do CX-5 aqui na cor Soul Red Crystal, um vermelho que permite o destaque às linhas esculpidas da carroceria, enquanto detalhes cromados e as jantes de liga leve de 19 polegadas completam a aparência sofisticada. A grelha frontal, larga e imponente, juntamente com os faróis de LED adaptativos, proporcionam uma presença marcante, num carro em que os espelhos retrovisores e os fechos das portas na cor do veículo transmitem um toque de coesão visual que reforça o caráter premium.
Agora sim, ao entrar no habitáculo do CX-5, a sensação de qualidade é imediata. O revestimento dos bancos, a permitir o conforto do couro num material diferente, mas que garante de igual modo o compromisso com a melhor sustentabilidade, tal como o painel texturizado, demonstram o compromisso da Mazda com o luxo acessível adoptando os melhores materiais de acordo com as regras de defesa ambiental e ecológica. Aquecidos e ajustáveis eletricamente, os bancos, quer na fila dianteira quer à retaguarda, oferecem excelente suporte e conforto para longas viagens, sendo importante destacar ainda a presença do sistema de infoentretenimento, comandado por uma tela de 10,25 polegadas que integra o Apple CarPlay e Android Auto, permitindo conectividade total com smartphones.
O espaço interno é generoso, acomodando confortavelmente até cinco passageiros, e o compartimento de bagagem oferece capacidade suficiente para viagens em família. O isolamento acústico foi aprimorado nesta versão, reduzindo consideravelmente os ruídos externos e proporcionando uma experiência de condução mais agradável e silenciosa, ideal para quem passa muito tempo na estrada.
Motor e desempenho
com potência capaz
O coração deste modelo é o motor 2.2 Skyactiv-D de 184 cv, um propulsor a diesel com tecnologia avançada para otimizar a combustão e reduzir as emissões, sem perder a potência. Este motor é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, que se mostra suave e precisa nas trocas de relação. Em estrada o CX-5 é estável e transmite segurança, também graças ao sistema de tração dianteira (4×2) que, aliado à eletrónica adoptada, proporciona uma condução previsível e eficiente sem permitir surpresas menos agradáveis mesmo perante situações mais extremas.
Apesar de não estarmos perante um modelo de tração 4×4, o CX-5 apresenta-se como um SUV dotado de uma capacidade notável em situações de baixa aderência, como pisos molhados, mostrando a eficácia dos sistemas de assistência de tração e estabilidade. A suspensão, bem calibrada, absorve irregularidades do terreno com eficiência, garantindo conforto mesmo em percursos urbanos mais irregulares.
Consumos, sustentabilidade
e tecnologia de segurança
O Mazda CX-5 na versão de equipamento Exclusive-Line destaca-se por uma combinação eficaz de consumo eficiente, comprometimento com a sustentabilidade e inovação tecnológica. Este SUV, projetado para o mercado europeu, oferece motorização que alia desempenho a baixos níveis de emissão, refletindo um forte compromisso com o ambiente. O sistema de tecnologia Skyactiv permite uma condução dinâmica, ao mesmo tempo que otimiza o consumo de combustível, proporcionando uma experiência de condução mais ecológica.
Na verdade, uma vantagem significativa do motor Skyactiv-D é o baixo consumo de combustível, um atributo cada vez mais valorizado. Em uso combinado (cidade e estrada), o consumo médio ficou próximo de 6,7 litros a cada 100 km, um resultado positivo para um SUV desta categoria e não muito longe dos 6,1 litros prometidos pela marca. Além disso, o motor Skyactiv-D atende às normas Euro 6d de emissões, reforçando o compromisso da Mazda com a sustentabilidade, isto dentro de um construtor que tem investido em materiais recicláveis e processos de produção que minimizam o impacto ambiental. A versão Komura é equipada com uma gama de recursos que promovem a eficiência energética, desde os sistemas de assistência ao condutor até as funcionalidades que melhoram a aerodinâmica do veículo.
Adicionalmente, a tecnologia integrada no CX-5 oferece conectividade avançada, permitindo aos condutores aceder a uma variedade de serviços e informações em tempo real, o que contribui para uma experiência de condução mais segura e confortável. Assim, o Mazda CX-5 Komura posiciona-se como uma escolha consciente para os automobilistas que valorizam a eficiência, a sustentabilidade e a inovação.
Dentro do pacote de equipamento referente a sistemas de segurança e assistência e condução é impossível deixar de dar conta da presença do sistema de travagem autónoma, alerta de ângulo morto, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção em faixa, que trabalham em conjunto para oferecer uma experiência de condução mais segura e menos cansativa. Também presente neste Mazda CX-5 está o detector da atenção do condutor, que emite alertas em caso de sinais de fadiga, um sistema especialmente relevante para longas viagens.
Boa escolha para quem
busca conforto e estilo
O Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv mostrou assim ao longo do nosso ensaio ser capaz de se destacar como uma excelente opção para quem busca um SUV médio que combine estilo, conforto e economia de combustível. A experiência de condução revelou-se equilibrada, oferecendo uma mistura de desempenho e sofisticação que atrai quem valoriza um veículo bem equipado e com alta tecnologia de assistência ao condutor.
Seja para o uso diário ou para viagens de longa distância, o CX-5 entrega uma experiência de condução confortável e segura, ideal para famílias e para quem procura um toque de luxo acessível em um SUV com o DNA Mazda. Este modelo não apenas atende às expectativas, mas supera-as, reforçando o posicionamento da Mazda como uma marca que equilibra design inovador e funcionalidade no seu portfólio.
Notas Finais | (0-10) |
Design | 8,0 |
Materiais | 7,5 |
Equipamento | 7,5 |
Comportamento dinâmico | 8,0 |
Espaço interior | 7,0 |
Conforto | 7,5 |
Posição de condução | 7,0 |
Insonorização | 7,5 |
Conectividade | 7,5 |
Entretenimento | 7,0 |
Prestações | 7,0 |
Consumos | 7,0 |
Percepção de qualidade global | 7,5 |
Avaliação Final | 7,4 |
Destaque para a nota particularmente elevada conseguida por este modelo no capítulo do design, uma nota de algum modo subjectiva mas que reflete o nosso apreço pelas linhas propostas neste SUV pela Mazda.