Com a aproximação do inverno que aí vem, os amanheceres frios e chuvosos e os dias em que o branco da neve em muitas regiões se transforma na cor dominante, a segurança na condução surge como algo ainda mais importante com os pneus a terem um papel determinante pela forma como permitem maior ou menor grau de segurança na condução. Entre os pneus que têm a segurança no inverno como uma das suas missões preponderantes estão os Alpin 7, da Michelin, pneus que chegam agora na sétima geração, sempre com a promessa de elevados índices de segurança onde quer que se vá nos invernos frios e com neve.
Sobre estes Alpin 7, cujo número indica a sétima geração dos pneus Alpin, a Michelin garante que estaqmos perante pneus capazes de proporcionarem “mais segurança no inverno, mais 6% de capacidade de travagem em estradas com neve e menor consumo de energia (classificação B), graças a uma redução de 9% da resistência ao rolamento.”




A nova gama de inverno Michelin Alpin 7 foi concebida para todo o tipo de veículos, sejam de combustão interna, híbridos ou elétricos, e contará com 62 medidas, surgindo assim como uma gama de inverno que pretende continuar a ser de referência e que, nas suas seis primeiras gerações, totaliza mais de 13 milhões de unidades comercializadas em 32 países.
Como o seu nome indica, o pneu Michelin Alpin 7 faz do inverno a sua estação preferida. Esta nova geração da gama Michelin Alpin mantém a performance que tem feito desta gama de pneus de inverno uma referência: aderência nas condições mais severas (estradas frias, molhadas, ou cobertas de neve), e duração. Num mercado estável, que representa cerca de 20% de todos os pneus para turismos vendidos na Europa, das seis primeiras gerações foram vendidas, até à data, 13 milhões de unidades em 32 países.
As prestações do novo Michelin Alpin 7
Segundo os testes encomendados pela Michelin, e realizados pelo UTAC no norte da Finlândia (Mellatracks), em dezembro de 2023, o novo Michelin Alpin 7 destaca-se em parâmetros como a segurança em estradas com neve e molhadas, as melhores prestações sobre neve, maior vida útil e uma capacidade para contribuir para a redução do consumo de energia.
Quanto às tecnologias incorporadas no Michelin Alpin 7, identificamos desde logo um novo composto da banda de rolamento, concebido para baixas temperaturas, capaz de proporcionar uma ótima aderência em aceleração, em travagem, e em curva. As novas características chave são uma banda de rolamento direcional, com uma escultura que conta com maior número de lamelas, para melhorar a aderência em estradas molhadas ou cobertas de neve. Este elevado grau de lamelas melhora a aderência em travagem, e a tração sobre neve, em 6%.




A banda de rolamento direcional ajuda os condutores a manter o controlo do seu veículo nas condições mais adversas.
Por último, graças à experiência da Michelin em impressão metálica 3D, que permite fabricar moldes de pneus muito complexos, o pneu Michelin Alpin 7 beneficia de um desenho evolutivo das lamelas, o que significa que aparecem novas ranhuras à medida que o pneu se desgasta. Este inovador desenho permite manter as prestações durante toda a vida útil do pneu, e utilizá-lo até ao indicador de desgaste.
Medidas do Michelin Alpin 7
O novo pneu Michelin Alpin 7 estará disponível em 62 medidas, para jantes de 15 a 20 polegadas, e equipará as principais berlinas de gama média. Dedicado, principalmente, aos mercados europeus, este pneu será fabricado exclusivamente na Europa.



