Verdadeiras máquinas do tempo vão percorrer este fim de semana o percurso entre a Figueira da Foz e Lisboa, reeditando a primeira prova automobilística da Península Ibérica, realizada em 1902, que deu origem à fundação do Automóvel Club de Portugal. Será assim recriado por parte do ACP Clássicos um momento histórico: a primeira prova automobilística realizada na Península Ibérica, que há 122 anos ligou a Figueira da Foz a Lisboa.
O Raid Figueira da Foz – Lisboa é particularmente relevante pois marcou o início do automobilismo nacional e deu origem à fundação do Automóvel Club de Portugal, em 1903, por iniciativa do Rei D. Carlos I. Agora, 122 anos depois daquela prova realizada no início do século XX, mais de 30 automóveis fabricados até 1939 vão percorrer as estradas entre a Costa de Prata e a capital portuguesa, num evento dividido em dois dias.
No sábado (26 de outubro), os concorrentes concentram-se na Figueira da Foz a partir das 11h00, estando a partida agendada para as 14h30. O pelotão ruma depois a Óbidos, passando por Vieira de Leiria, São Pedro de Moel, Nazaré, São Martinho do Porto e Foz do Arelho, com o Royal Óbidos Resort a receber o jantar que encerra a primeira etapa.
No domingo, máquinas e pilotos partem, pelas 10h30, em direção a Enxara do Bispo (concelho de Mafra), passando por Peniche, Lourinhã, Santa Cruz e Torres Vedras, com paragem para almoço na Quinta do Casal Novo. Depois do almoço, a última secção do Raid Figueira da Foz-Lisboa passa pela Malveira, com a chegada prevista ao Museu de Lisboa,no Campo Grande, pelas 16h00. Aí a festa será como em 1902, com os pilotos a serem laureados na tarja da chegada junto do público.
Além dos clássicos até 1939, sócios do ACP que tenham automóveis fabricados entre 1940 e 1970 também podem acompanhar as viaturas pré-Guerra, num percurso que promete belas imagens, a remeter para os primórdios do automobilismo em Portugal.
Programa Raid Figueira da Foz – Lisboa
26 de outubro (sábado)
11h00 – Concentração na Figueira da Foz (almoço livre)
14h30 – Partida em direção a Óbidos
17h30 – Paragem nas Caldas da Rainha – Praça da Republica
18h30 – Chegada ao Royal Óbidos Resort
20h00 – Jantar no Royal Óbidos Resort
27 de outubro (domingo)
10h30 – Partida em direção a Enxara do Bispo
13h00 – Almoço na Quinta do Casal Novo
15h00 – Partida em direção a Lisboa
16h00 – Chegada ao Museu de Lisboa, Palácio Pimenta