Paulo Pinheiro, engenheiro mecânico de formação e ex-piloto, morreu em Julho, aos 52 anos. Fundador e presidente da administração do Autódromo Internacional do Algarve e grande responsável pelo regresso do Campeonato do Mundo de MotoGP e da Fórmula 1 a Portugal, em 2020, foi agora galardoado.
Pela primeira vez, o júri do Prémio Nacional de Turismo (PNT) atribuiu um Prémio Personalidade a título póstumo: a Paulo Pinheiro, que o Governo distinguira já com a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata, em Setembro.
A organização do Prémio Nacional de Turismo justifica o galardão como “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Paulo Pinheiro ao longo dos 16 anos do Autódromo Internacional do Algarve”, salientando o “contributo que deu para o desenvolvimento do turismo na região do Algarve”.
A par de Paulo Pinheiro, o Prémio Personalidade da 6.ª edição do Prémio Nacional de Turismo, realizada esta semana no Forte da Crismina, no Guincho, em Cascais, foi também atribuído a Bernardo Trindade, administrador do grupo Porto Bay, pelo seu desempenho no turismo em Portugal e no setor hoteleiro.
De relembrar que o Prémio Personalidade substituiu em 2023 o Prémio Carreira. Assim, este ano, Paulo Pinheiro, a título póstumo, e Bernardo Trindade juntam-se a Luís Araújo, Jorge Rebelo de Almeida, Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, nesta categoria dos prémios do PNT.