A Audi e a Qatar Investment Authority (QIA) acabam de dar conta de uma parceria assinada entre as duas entidades no sentido de acelerar a preparação para a entrada dos quatro anéis na Fórmula 1 em 2026. A QIA, o fundo soberano do Estado do Qatar, assinou para tal acordos definitivos visando a aquisição de uma participação minoritária significativa na Sauber Holding AG, a futura equipa de fábrica da Audi.
Com este investimento estratégico, a QIA irá integrar o projeto de Fórmula 1 da Audi como investidor e parceiro a longo prazo. O investimento da QIA proporcionará uma injeção substancial de capital e abrirá caminho para o aumento das infraestruturas e o desenvolvimento da equipa, posicionando-a para estas entidades esperam que seja um sucesso sustentável na Fórmula 1. Este investimento está alinhado com o foco da QIA em projetos com potencial de crescimento a longo prazo.
A Fórmula 1 é um desporto em rápido crescimento, com um potencial significativo, graças à contínua expansão global, maior envolvimento dos fãs e um elevado potencial de comercialização. A Audi irá entrar oficialmente na Fórmula 1, com uma equipa de fábrica, aquando da mudança dos regulamentos técnicos, em 2026.
As instalações em Neuburg e Hinwil estão a intensificar os seus preparativos para alcançar os padrões necessários rumo ao sucesso. Com o recente anúncio de Gabriel Bortoleto (20), que irá competir ao lado de Nico Hülkenberg (37), o programa deu um passo importante.
O anúncio da aquisição total da Sauber em março, bem como a nomeação de Mattia Binotto como Diretor Técnico e Operacional (CTO e COO) do projeto e, de Jonathan Wheatley, como diretor de equipa, a partir do meio do próximo ano, refletem a determinação da marca Audi. Este investimento irá juntar-se a uma lista de marcos importantes num futuro próximo.
A este propósito, Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG, afirmou: “O investimento da QIA reflete a confiança que o Projeto Audi Fórmula 1 já conquistou, sublinhando o compromisso inabalável da Audi com esta iniciativa.”
“Este capital adicional irá acelerar o crescimento da equipa e representa mais um marco na nossa estratégia de longo prazo. A participação da QIA reforça ainda mais os esforços dedicados nas instalações de Hinwil e Neuburg, à medida que trabalham para a entrada da Audi em 2026″, concluiu.
Por seu turno, Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA, explicou o investimento, começando por destacar a qualidade da Audi enquanto parceira neste projeto: “A Audi é um parceiro premium de eleição, com um legado rico no desporto motorizado. Como investidor de longa data no Grupo Volkswagen, acreditamos na visão e na direção da Audi ao entrar na Fórmula 1, e o nosso investimento irá apoiar a concretização deste objetivo.”
“A QIA acredita que a Fórmula 1 é um desporto com um potencial de investimento significativo ainda por explorar. A crescente comercialização dos desportos profissionais, como oferta de entretenimento a nível global e a popularidade cada vez maior da Fórmula 1, tornam esta uma oportunidade emocionante para o nosso primeiro grande investimento no desporto motorizado”, rematou Mohammed Al-Sowaidi.
A transação agora acordada e assinada entre as duas entidades está sujeita às habituais aprovações regulatórias dos mercados financeiros.