A dupla Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira vai estrear-se no rali Dakar, na edição de 2025, que será disputada na Arábia Saudita. O acesso à prova foi conseguido no recente Rally de Marrocos, derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Rally Raid, onde foram os melhores estreantes.
Alexandre Pinto, vice-campeão da Taça FIA da Europa de Bajas na Categoria Challenger, e o navegador Bernardo Oliveira estão inscritos pela equipa portuguesa Old Friends Rally Team. No próximo dia 3, em Bisha, na Arábia Saudita, irão arrancar aos comandos de um Can-Am, competindo na Categoria SSV do Dakar Rally 2025.
“O objetivo será terminar e acumular o máximo de experiência possível”, salienta o piloto Alexandre Pinto, que, sem pressão de “qualquer tipo de resultado”, quer “trazer para casa a medalha de finisher.”
Pensando estar preparado física e mentalmente para “uma prova tão extensa”, Alexandre Pinto tem o “objetivo de trazer o carro até ao fim todos os dias porque são etapas muito longas e duras! Vejo esta corrida como um desafio enorme para toda a equipa, porque um Dakar só é possível se tudo e todos funcionarmos em equipa.”
![](https://lusomotores.com/wp-content/uploads/2024/12/Alexandre-Pinto-no-Rally-de-Marrocos-2-1024x682.jpeg)
O Rally Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro, num percurso de quase 8 mil quilómetros entre Bisha e Shubaytah, na Arábia Saudita. Com o prólogo e 12 etapas, os concorrentes só terão um dia de descanso a 10 de janeiro, em Hail, entre a 5.ª e a 6.ª etapa. Na segunda semana, em , o pódio está à espera dos que conseguirem terminar.