Recorrendo à Inteligência Artificial (IA), a Mercedes-Benz atualizou as capacidades do seu assistente de voz. A nova funcionalidade está disponível como uma atualização gratuita para mais de três milhões de veículos com o sistema MBUX.
Os modelos equipados com a 1.ª geração MBUX (NTG6), a partir da versão de software E.800, e das 2.ª e 3.ª gerações podem agora passar a usar a nova funcionalidade de assistente de voz, em alemão, inglês britânico e inglês americano, sendo que os utilizadores de outros mercados podem alterar o idioma do sistema para experimentar a funcionalidade.
Em comunicado, a marca alemã salienta que o renovado assistente de voz cria respostas em linguagem natural usando o ChatGPT, permitindo uma “interação com histórico de diálogo, permitindo perguntas de seguimento e comunicação contínua”.
Com esta funcionalidade no automóvel, os utilizadores podem fazer todo o tipo de perguntas de conhecimento geral e conversar livremente sobre o tópico escolhido para obter mais informações, já que o sistema responde a pedidos de informações adicionais, mesmo que o utilizador use palavras vagas.
Por exemplo, a pergunta pode ser: “Quantos prémios Grammy ganhou um certo artista?” Após receber a resposta, o utilizador pode acrescentar: “Quando foi o primeiro?” e o sistema responderá corretamente, pois já entende o contexto.
A Mercedes acrescenta ainda que os utilizadores podem também recorrer ao assistente de voz MBUX para fazer perguntas sobre muitos tópicos do dia a dia, como o tempo, ações e cotações, notícias e resultados desportivos.