Dez autocarros elétricos movidos a hidrogénio já foram entregues pela CaetanoBus ao operador de transportes públicos da capital espanhola, a EMT Madrid. Muito em breve estarão a rodar na rota madrilena 145.
Os autocarros fornecidos pela CaetanoBus – fabricante de autocarros e chassis e parte da Toyota Caetano Portugal e da Mitsui & Co – enquadram-se na estratégia da EMT Madrid de ter uma frota totalmente livre de emissões até 2030.
Em Madrid, os dez autocarros H2.City Gold serão abastecidos na primeira infraestrutura pública numa capital europeia de hidrogénio verde, produzido no local através de um eletrólito, e que permite atestar cada veículo em menos de 15 minutos.
Possibilitando uma operação contínua de 20 horas por dia, os H2.City Gold mostram, segundo Nuno Lago de Carvalho, diretor de Comunicação da CaetanoBus, que “a mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e é crucial para grandes operadores europeus”.
Com mais de 200 unidades já vendidas em várias cidades europeias, principalmente na Alemanha, Espanha, França, Portugal e Itália, o fornecimento de autocarros H2.City Gold à EMT Madrid é mais uma etapa de especial importância, dado que “Espanha é um mercado chave para a CaetanoBus”, nas palavras de Nuno Lago de Carvalho.