A marca automóvel é copatrocinadora do Prémio Joan Miró que destaca e promove o trabalho de artistas contemporâneos emergentes e lembra o génio do pintor e escultor catalão.
Com a parceria recentemente formalizada em Barcelona, Espanha, na Fundació Joan Miró, a CUPRA assume “querer ser uma força motriz de transformação para as novas gerações de jovens e ajudá-los a inspirar e transformar a sociedade de amanhã”, como afirmou Wayne Griffiths, CEO da marca automóvel espanhola.
Já Sara Puig, presidente da Fundació Joan Miró, afirmou que “o acordo representa um marco significativo para a Fundació Joan Miró, permitindo-nos reforçar os valores que Joan Miró nos transmitiu: inovação, desenvolvimento e a promoção da arte contemporânea para as novas gerações de artistas”, sendo que serão criadas “oportunidades para elevar o trabalho e as carreiras dos criadores, capacitando-os a inspirar e transformar a sociedade.”
De acordo com Marko Daniel, diretor da Fundació Joan Miró, “o Prémio Joan Miró é um galardão internacional que, desde 2007, tem reconhecido artistas de todas as idades, géneros e identidades culturais, impulsionando as suas carreiras através de um prestigiado júri internacional”.
Fundada em 1975, para preservar o legado do artista, promover a investigação sobre a sua obra e elevar a arte contemporânea, a Fundació Joan Miró é um marco cultural europeu profundamente enraizado em Barcelona.
Atribuído a cada dois anos desde 2007, o Prémio Joan Miró tornou-se uma plataforma global para artistas contemporâneos, além de promover também iniciativas educativas em escolas locais e projetos comunitários. Enquanto copatrocinadora oficial, a CUPRA terá ainda um papel no júri que selecionará o próximo vencedor, que se juntará ao grupo de premiados anteriores como Tuan Andrew Nguyen, Nalini Malani e Kader Attia.