Em parceria com a organização Healthy Seas, a Hyundai Motor Europe levou a cabo este ano a Operação Ghost Farms. Foram três grandes ações de limpeza nos mares da Grécia, em explorações piscícolas abandonadas, que permitiram uma limpeza de mais de 170 toneladas de lixo marinho.
Em outubro, numa exploração piscícola recentemente abandonada, os voluntários recuperaram quantidades substanciais de detritos, incluindo redes de pesca, boias, anéis flutuantes e um barco parcialmente afundado.
Entre todo o lixo marítimo recolhido no Golfo de Ambrácia, foram recuperadas mais de 60 toneladas de redes de pesca usadas, depois encaminhadas para reciclagem, sendo que o nylon regenerado será utilizado, por exemplo, na fabricação dos tapetes dos carros elétricos da Hyundai vendidos na Europa.
A abordagem circular aos resíduos é um dos exemplos da atenção da Hyundai às práticas sustentáveis. Além disso, Michael Cole, presidente e diretor-executivo da Hyundai Motor Europe, sublinha que “ao apoiar iniciativas como a Operação Ghost Farms, pretendemos não só reduzir a poluição marinha, mas também capacitar as comunidades locais para a preservação e recuperação dos seus ecossistemas costeiros”.
Já Veronika Mikos, diretora da Healthy Seas, além do agradecimento à Hyundai “pela sua dedicação e apoio”, salienta que “o impacto da
Operação Ghost Farms tem sido profundo, com cada missão de limpeza a remover resíduos nocivos da água e cada evento educativo a inspirar a próxima geração de administradores dos oceanos”.
LusoMotores