A empresa de distribuição tem já a circular nas suas operações ibéricas sete ‘duotrailers’, veículos que permitem o transporte simultâneo de dois reboques. No próximo ano, projeta ter pelo menos 20 camiões do mesmo tipo.
A Luís Simões, criada em Loures em 1948 e que se tornou um operador logístico de referência no transporte de mercadorias entre Portugal e Espanha, justifica a opção pelos ‘duotrailers’ pela sustentabilidade ambiental, mas também para dar resposta a um “dos principais desafios do setor logístico: a escassez de motoristas”.
Os camiões que transportam em simultâneo dois reboques permitem uma capacidade de carga de 48 toneladas, levando a uma redução de emissões de CO2 até 90%, quando sejam utilizados combustíveis menos poluentes como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado).
Com estes camiões, que transportam o dobro de um conjunto convencional, há uma redução das viagens necessárias e de imediato uma baixa das emissões de CO2 até 25%.
Tiago Garcia, diretor de Transportes da Luís Simões em Portugal, salienta, em comunicado, que “a incorporação de ‘duotrailers’ nas nossas operações é um exemplo claro de como a tecnologia atual pode transformar o nosso modelo de negócios, tanto em termos de emissões, como de otimização de recursos”.
Atualmente, a Luís Simões tem sete ‘duotrailers’ em circulação nas suas operações na Península Ibérica, e tem planos para ampliar essa frota com mais quatro veículos até ao final do ano. Projeta ultrapassar os 20 veículos no segundo semestre de 2025.