No ano em que começou a fabricar oito veículos elétricos de quatro das marcas do grupo, a fábrica da Stellantis em Mangualde vai fechar 2024 com uma previsão de 86 mil veículos produzidos, mais 2% face a 2023.
Se 2023 era até agora o melhor ano da fábrica da Stellantis – grupo que inclui marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, FIAT, Opel, Peugeot – o volume de produção aumentou, sabendo-se que até Novembro, segundo dados da ACAP, a unidade de Mangualde foi responsável por 26,2% dos veículos fabricados em Portugal.
Além do novo recorde de 86 mil viaturas, o ano que agora finda fica marcado pelo início da produção de viaturas 100% elétricas em Mangualde, a saber, as versões de passageiros e comerciais ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo Electric e Peugeot E-Partner e E-Rifter.
O início da produção de elétricos levou à criação de uma nova linha de montagem de baterias e à abertura de mais 63 postos de trabalho em Mangualde, onde a Stellantis emprega cerca de 900 pessoas e produz em média 370 viaturas por dia.