Alexandre Pinto, vice-campeão da Taça FIA da Europa de Bajas na Categoria Challenger, acompanhado por Bernardo Oliveira, iniciou esta sexta-feira a sua participação no Dakar Rally 2025 registando, nesta que é a estreia de ambos na prova rainha do Todo-o-Terreno mundial, a terceira posição do FIA Rockie Challenge e ainda o quarto melhor tempo entre os pilotos SSV que estão a disputar o Campeonato do Mundo de Rally Raid.
Aos comandos de um Can-Am inscrito pela Old Friends Rally Team, esta dupla gastou 18m51s6 a percorrer os 29 km do traçado escolhido pela organização para o prólogo disputado em Bisha. Um tempo que os colocou no 11º lugar absoluto entre os veículos da Categoria SSV, a 1m11s do mais rápido.
“Os SSV partiram para o prólogo bem depois dos primeiros automóveis e por isso o percurso já estava bastante destruído, mas foi um prólogo positivo. Não cometemos erros e trouxemos o carro até ao bivouac sem qualquer tipo de problema. Vamos agora tentar perceber dia a dia qual terá de ser o ritmo a impor numa corrida com esta dimensão. Para já estamos muito satisfeitos. Amanhã espera-nos uma etapa grande. Vamos ver como corre”, salienta Alexandre Pinto.
Amanhã disputa-se a primeira etapa da 47ª edição do Rally Dakar, uma especial com 500 km, 412 dos quais cronometrados com partida e chegada a Bisha.
Adaptação será a palavra de ordem nesta etapa que vai percorrer vários tipos de piso, o que exigirá um ajuste regular da velocidade, especialmente porque irá contemplar passagens de rocha e pedra. Já perto da metade do percurso será necessário encontrar o caminho para sair de um labirinto de trilhos.