Sai para a estrada já nos próximos dias 7 e 8 de Fevereiro o Rally das Camélias 2025, icónica prova organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal agendada para decorrer nos Concelhos de Cascais, Mafra e Sintra. A edição 2025 é dedicada ao malogrado Luís Caramelo, antigo jornalista e amante de automobilismo falecido em 2024, ele que foi um dos grandes responsáveis pelo regresso deste rali à estrada.
E são muitas as razões para esperar que a edição de 2025 da histórica prova se transforme em mais um momento de grande competição, emoção e comunhão com o muito público que não costuma perder pitada do rali.
O dia de sexta-feira, 7 fevereiro, é integralmente dedicado às verificações técnicas e administrativas que decorrem, entre as 14.00 e as 18.00 horas, nas instalações do bilstein group, situadas em Venda de Pinheiro, na Malveira. No sábado, 8 de fevereiro, a prova avança para a etapa única, com a partida e a chegada nos jardins do Casino do Estoril.
O bilstein group Rali das Camélias 2025 terá 61,67km contra o cronómetro, distribuídos por 6 classificativas, nomeadamente as duas primeiras a percorrer na secção matinal que correspondem à passagem única pelos troços de Parque Natural Sintra/Cascais (11,66km) e Codeçal (7,99km), seguindo-se um reagrupamento junto ao Palácio Nacional de Mafra.
As hostilidades vespertinas arrancam com a dupla passagem pela Tapada Mafra (11,33km), ficando para o fecho da prova as duas vezes em que a ‘armada’ competitiva do bilstein group Rali das Camélias terá de enfrentar a especial de Sintra (9,68km).
Para Joaquim Capelo, diretor de prova, erguer o rali “foi um esforço enorme da equipa do nosso clube para o fazer em tempo recorde visando esta edição do rali, mas estamos muito orgulhosos de poder garantir que a prova tem tudo para ser mais um êxito.”
“Não introduzimos grandes alterações ao figurino habitual, até porque tem resultado e sido do agrado dos concorrentes. São troços míticos, desafiantes feitos dentro de um esquema que beneficia o público e agora é esperar para vivermos mais uma grande prova”.
Joaquim Capelo destacou ainda “a criação de zonas de público e zonas de espetáculo, devidamente identificadas, que permitirão aos espetadores viverem as emoções do rali em perfeita segurança”.
Já Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, enfatizou “a capacidade que o clube ostentou para, em sintonia com as autarquias, demais parceiros e entidades e patrocinadores, voltar a colocar na estrada o rali. O desaparecimento do Luís Caramelo foi um rude golpe, sendo ele figura importante neste renascimento da prova, mas as forças dos membros do clube fizeram com que conseguíssemos erguer o rali, sendo essa a melhor maneira de homenagear o Luís.”


Olhando para a frente, Fernando Matias não mostra dúvidas de um “futuro de sucesso”: “Estou convicto de que será mais um grande evento e estou convicto de que 2025 marcará o início de uma nova era da prova. Tudo faremos para garantir um futuro de sucesso”.
Autarquias e “Naming Sponsor”
destacam importância do rali
Na apresentação, ficou bem patente o quanto este regresso da prova, após longos anos de ‘jejum’ tem sido assumido como muito importante para a região, quer pela sua forte carga mediática, quer por, edição após edição, colocar na estrada milhares de espetadores.
Por esse diapasão afinaram os representantes dos três municípios envolvidos.
Miguel Correia, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Mafra, destacou “a grande importância que o desporto automóvel tem para o nosso município, não só por promover o território como destino, mas também para promover todos quantos em Mafra vivem intensamente este desporto, desde pilotos a navegadores, preparadores, equipas e elementos de variadas organizações“.
“O Rallye das Camélias é uma prova única e vivida em Mafra com muito entusiasmo, merecendo assim todo o nosso apoio. Quero ainda deixar aqui uma palavra de conforto e amizade à família do Luís Caramelo e ao clube organizador, estando convicto de a prova será uma grande e justa homenagem a uma figura ímpar a quem o rali muito deve”.
Já o seu homólogo de Cascais, Francisco Kreye, começou por “felicitar o Clube de Motorismo de Setúbal por levar o rali para a estrada. A Câmara Municipal de Cascais apoia firmemente este rali, dando seguimento à relação intensa que o nosso concelho tem com o desporto automóvel, sendo também para nós motivo de grande satisfação ver esta edição acontecer, prestando assim um merecido tributo à memória do Luís Caramelo”.

Por fim, Frederico D’Eça, Diretor do Departamento de Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Sintra, começou a sua intervenção agradecendo “todo o esforço que foi feito para manter esta prova, até para homenagear toda a dedicação que o Luis Caramelo sempre teve para que ela fosse uma realidade.”
“É impossível falar de desporto motorizado em Sintra sem falar do Rallye das Camélias e assumimos o legado e o compromisso em colaborar para que a prova tenha continuidade e consiga melhorar ano após ano. Este rali é um motivo de orgulho para todos nós!”
Nota ainda para as palavras de Joaquim Candeias, Managing Director do Bilstein Group, ele que começou por agradecer “a presença de uma plateia tão ilustre representativa do desporto automóvel nesta apresentação realizada na nossa sede.”
“O bilstein group é um grupo que está no Top 3 mundial da distribuição e está em Portugal desde 2004, onde somos também uma empresa de referência no nosso setor. A nossa aposta no Rallye das Camélias permite-nos divulgar as nossas marcas e os nossos produtos junto de um público muito mais alargado e estamos muito satisfeitos com o retorno obtido”.
Pelo desenrolar das inscrições, a prova tem tudo para ostentar “casa cheia”, fazendo antever um grande espetáculo.