Dakar-2025-Accidente-Carlos-Sainz-01

Etapa maratona atribulada para os portugueses no Dakar

Na primeira metade da jornada de 48 horas do Dakar, marcada por um acidente aparatoso do piloto espanhol Carlos Sainz que capotou, acabando ainda assim por prosseguir em prova com o seu Ford Raptor T1+ com a traseira completamente destruída, os diversos pilotos portugueses não tiveram a melhor sorte com atrasos, quedas e problemas diversos que provocaram a quase todos descidas nas respectivas classificações e até uma desistência.

João Ferreira, em Mini, depois de ter partido em sexto, parou a meio desta grande etapa num aparente 18.º posto numa classificação liderada pelo saudita Yazeed Al-Rajhi, em Toyota, ele que segue na frente de Nasser Al-Attiyah (Dácia) e de Henk Lategan (Toyota), os três da frente separados por dois minutos. João Ferreira e 

Filipe Palmeiro fecharam o dia no quinto acampamento, ao quilómetro 626, e irão partir daí amanhã, segunda-feira, para o final desta etapa, lado a lado com os homens da frente.

Quanto aos demais pilotos, Gonçalo Guerreiro, da equipa Júnior da Red Bull, na classe Challenge, caiu de frente numa duna e ficou preso na areia, acabando por perder algum tempo a tirar o veículo daquela aparatosa situação, atrasando-se mais de 11 minutos para o líder da categoria, o argentino Nicolas Cavigliasso. Guerreiro está agora na quinta posição, à frente de Luís Portela de Morais, que parou em 7.º, Ricardo Porém em 14.º, Pedro Gonçalves em 29.º, Rui Carneiro em 35.º, Mário Franco em 41.º e Maria Luís Gameiro (X-Raid) em 45.º.

Nos SSV, Alexandre Pinto (Old Friends) ocupa a quarta posição da etapa, surgindo João Dias (Santag) em sexto, atrás de Enrico Gaspari (TH), piloto que é navegado pelo português Fausto Mota. Mais atrás, João Monteiro (South Racing) é 23.º.

Nas motas, Rui Gonçalves (Sherco) caiu dois lugares e ocupa agora o 18.º lugar virtual, à paragem no acampamento onde irá passar a noite, ainda assim bem na frente de Bruno Santos (Husqvarna), ele que parou em 34.º. Logo a seguir parou António Maio (Yamaha) em 35.º, já totalmente recuperado do susto provocado pela queda sofrida este sábado quando ficou com a sua moto presa entre rochas.

Nota ainda para a prestação de Paulo Fiúza, ele que segue num camião Iveco com o lituano Vaidotas Zala, ocupando a terceira posição daquela classificação geral.

Amanhã, segunda-feira, pilotos e máquinas irão sair dos acampamentos em que pararam este domingo e vão pernoitar e avançarão para a segunda parte da etapa de 48 horas, constituída por 947 quilómetros cronometrados para as motas e 967 para os automóveis, com partida e chegada em Bisha, na Arábia Saudita.

LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!