O CEO da Opel, Florian Huettl, anunciou esta sexta-feira, na conferência de imprensa da marca germânica do grupo Stellantis, no início do Salão Automóvel de Bruxelas 2025, que a marca está a adotar o conceito “Electric All In”. A Opel está a apoiar esta iniciativa com o portfólio de SUVs eletrificados e, ao mesmo tempo, os mais recentes do mercado, apresentando ao público até ao próximo dia 19, pela primeira vez na Bélgica, os novos Opel Grandland e Frontera, bem como o novo Opel Mokka.
A fim de impulsionar ainda mais a ofensiva elétrica e tornar a compra de um automóvel elétrico ainda mais fácil, o CEO da Opel anunciou, ainda o novo pacote “Electric All In”. “A Opel é um impulsionador do futuro automóvel eletrificado e é o primeiro fabricante alemão a tornar a compra de um automóvel elétrico ainda mais acessível e descontraída, com pelo menos uma variante elétrica a bateria em cada modelo. Isto é agora também assegurado pelo nosso novo pacote “Electric All In”, que torna a mudança para a electromobilidade atractiva para os nossos clientes para além do próprio produto”, afirmou Florian Huettl na Conferência de Imprensa levada a efeito na Brussels Expo.
Abordagem “Electric All In”
e novo trio de SUVs Opel eletrificados
Mas o que significa “Electric All In”? Os clientes passam, a partir de agora, a ter acesso a inúmeros serviços adicionais ao adquirirem um Opel elétrico a bateria. Dependendo do mercado, estão incluídos serviços como uma wallbox ePro, para carregamento rápido em casa, serviços Opel Connect Plus1 e oito anos de assistência de carregamento móvel, assistência na estrada e garantia da bateria.
“Uma abordagem única que fornece as respostas certas às perguntas dos clientes e torna a transição para um modelo elétrico a bateria mais fácil em todos os aspectos”, afirmou Huettl.
Com o novo trio de SUVs electrificados Grandland, Frontera e Mokka, a Opel pretende posicionar-se “de forma ideal” neste importante mercado em crescimento. O mercado dos SUV é o sector mais importante para a Opel na Europa, tendo os segmentos SUV-B e SUV-C representado cerca de 44% de todos os registos de automóveis novos na Europa no ano passado, numa procura que continua a crescer.
“Tornar as inovações e as novas tecnologias acessíveis a um vasto público faz parte do nosso ADN. Isto também inclui a promoção e implementação da electromobilidade”, acrescentou Huettl. “O novo Opel Frontera Electric representa um novo marco com o seu preço de entrada de referência, um herói do quotidiano espaçoso, familiar e, acima de tudo, acessível.”
Com um comprimento de veículo de 4,38 metros, este SUV sempre electrificado oferece espaço para até sete pessoas ou até cerca de 1.600 litros de volume de carga. Muitas caraterísticas práticas, incluindo uma estação para smartphone, complementam o conjunto. “Para muitos clientes, o Frontera será o seu primeiro veículo eletrificado”, sublinhou.
O novo SUV topo de gama Opel Grandland demonstra o que a Opel entende por “German Energy” e “Modern German”. “O Grandland foi concebido e projetado na Alemanha e é também construído na fábrica de Eisenach”, afirmou Huettl.
O modelo de topo do trio de SUVs da marca alemã é também o primeiro Opel baseado na plataforma STLA Medium, nativa para propostas BEV, e oferece inúmeras funcionalidades inteligentes e tecnologias inovadoras, como a iluminação Intelli-Lux HD adaptável e sem encandeamento, com mais de 50.000 elementos individuais. O vencedor do prémio “Volante de Ouro 2024” encanta sempre, fruto do novo 3D Vizor, contando mesmo, pela primeira vez, com o Opel Blitz iluminado na frente (dependendo do nível de equipamento).
O Grandland também tem a marca Opel continuamente iluminada. “O Grandland também representa o que chamamos de ‘Greenovation’, sendo um exemplo a carroçaria sem elementos cromados. No total, o veículo conta com mais de 500 quilogramas de materiais ‘verdes’”, disse Huettl, explicando como o Grandland reduz ainda mais a sua pegada de CO2, complementando a sua condução sem emissões locais.
Por outro lado, o novo Opel Mokka também chama a atenção. “O Mokka tem sido o nosso modelador de marca com estilo desde o seu lançamento”, afirmou o CEO da Opel. Por esta razão, a Opel apenas aperfeiçoou suavemente o design exterior do bem sucedido Mokka, concentrando-se em dar nova vida ao interior. “Com o novo Mokka, estamos a trazer tecnologias digitais de ponta de segmentos de veículos superiores para a classe dos SUV compactos”. Nestas inclui-se a próxima geração de info-entretenimento, incluindo funções inteligentes ChatGPT3. E com o Mokka, os clientes também têm uma vasta escolha de alternativas de condução altamente eficientes e economizadoras de recursos.
Opel afirma-se preparada para o futuro
Mas a Opel não está apenas bem posicionada para enfrentar os desafios e a evolução das preferências dos compradores com o novo trio de SUVs. Este facto é também assegurado pelos best-sellers expostos em Bruxelas, como o Corsa Electric e o Astra Sports Tourer. Pelo quarto ano consecutivo, o Corsa é o automóvel pequeno mais vendido na Alemanha e o veículo elétrico a bateria número um do seu segmento na Grã-Bretanha.
O Astra tem uma quota de mercado de mais de 5% no seu segmento em toda a Europa e, pela primeira vez neste século, esteve no topo dos números de matrículas na Alemanha em agosto passado, ultrapassando os seus concorrentes. Além disso, é o único modelo de um fabricante alemão que integra atualmente na gama uma carrinha totalmente elétrica neste segmento, a Astra Sports Tourer.
Já no que diz respeito aos veículos comerciais ligeiros, a Opel também está na vanguarda com a sua gama, em especial com o Vivaro Electric.
O Salão Automóvel de Bruxelas está aberto ao público das 10h00 às 19h00, a partir desta sexta-feira até ao próximo dia 19 de janeiro. Nos dias 13 e 17 de janeiro, os visitantes poderão apreciar as inovações do setor automóvel até às 22 horas (horas locais).