Tendo por base uma aplicação, a sueca Polestar Energy vai chegar a Portugal no segundo semestre de 2025 e promete economia da ordem dos 30% nos carregamentos elétricos domésticos.
O sistema de carregamentos Polestar Energy, já disponível em 11 mercados, onde conta com mais de 875 mil pontos de carga, promete um “carregamento doméstico mais inteligente, eficiente e económico”.
De acordo com a marca sueca de veículos elétricos, “através da aplicação Polestar Energy, os clientes definem quando querem usar o veículo e o nível de carga desejado, e o carregamento inteligente trata do resto – carregando o automóvel nos momentos mais vantajosos para a rede elétrica”.
Assim, “ao carregar quando a procura é menor, os custos de energia tornam-se mais baixos”, o que leva a reduções de custos de 30%, “com poupanças anuais até 300 euros, graças às recompensas adicionais da rede elétrica”.
Para aderir à Polestar Energy, é necessário “um carregador doméstico compatível”, caso do Zaptec, que terá “uma oferta exclusiva que inclui os custos de instalação”, sendo que nos “mercados onde está disponível, a aplicação Polestar Energy pode ser descarregada gratuitamente no smartphone”.

Acresce que ainda este ano, o fabricante promete “o carregamento bidirecional com capacidades ‘vehicle-to-grid’ e ‘vehicle-to-home'”, que “permitirá aos clientes utilizar o veículo como armazenamento de energia, devolvendo o excedente à rede elétrica ou mesmo alimentando a sua casa”.