Luís Portela Morais e David Megre realizaram as verificações técnicas e administrativas para o Rally Dakar 2025 e entraram em prova nesta sexta-feira, conseguindo o 52.º tempo no prólogo inicial.
Na véspera, os pilotos do bp Ultimate Adventure Team realizaram todos os controlos técnicos com normalidade. Antes do início da prova, o piloto Luís Portela Morais prometeu “dar todo o nosso melhor para poder representar Portugal da melhor forma”.
Já na estreia do G-ECKO no Dakar 2025, Luís Portela Morais e David Megre cumpriram com sucesso o prólogo do Dakar, averbando um tempo no Top 10 Challenger, Categoria que se notabiliza por uma enorme competitividade e com inúmeros candidatos para a luta pelas primeiras posições.
“Foi um prólogo muito rápido, com a pista já muito destruída. Terminámos o prólogo sem uma porta. Um problema que foi ultrapassado rapidamente com a ajuda da equipa. O nosso carro é um protótipo espetacular. Em termos mecânicos o carro é muito, muito bom. Acreditamos que podemos fazer boas etapas nas próximas duas semanas e terminar esta grande aventura, é esse o nosso grande objetivo, mas hoje ainda foi o primeiro dia. O que interessa é ir chegando ao final das etapas e concluir a prova sem problemas”, referiu Luis Portela Morais no bivouac.
Amanhã, sábado, disputa-se a primeira etapa da 47ª edição do Rally Dakar, uma etapa com 500 km de extensão dos quais 412 serão cronometrados e que terá partida e chegada a Bisha.
Adaptação será a palavra de ordem para esta etapa que vai percorrer vários tipos de pisos, o que exigirá um ajuste constante da velocidade, especialmente porque os concorrentes irão encontrar várias passagens de rocha e pedra. Perto de meio percurso será necessário um cuidadoso trabalho de navegação para encontrar o caminho e sair corretamente de um labirinto de trilhos.