A Aston Martin inicia um novo capítulo na sua ilustre história de competição com a revelação do seu hipercarro Valkyrie – um carro de competição puro, criado na estrada e que fará regressar a marca britânica de carros de alto desempenho ultraluxuosos ao auge do desporto automóvel de resistência, com a ambição e a capacidade de concorrer à vitória geral nas 24 Horas de Le Mans.
Único concorrente derivado de um hipercarro legalizado para a estrada, o Valkyrie é o primeiro carro de corrida construído de acordo com os regulamentos de “hipercarro” da FIA que disputará o Campeonato Mundial de Resistência da FIA [WEC] e o Campeonato de Carros Desportivos IMSA WeatherTech, sediado nos EUA. Estrear-se-á em competições mundiais quando a equipa Aston Martin THOR Team inscrever duas unidades do Valkyrie na ronda de abertura do WEC 2025, no Qatar 1812Km, a 28 de fevereiro.





Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin Lagonda, afirmou: “Este é um momento de orgulho para a Aston Martin. Regressar à luta pelas honras gerais nas 24 Horas de Le Mans está no cerne dos nossos valores e representa um marco importante na nossa herança no desporto automóvel. Sendo o único hipercarro nascido na estrada a desafiar o topo das corridas de automóveis desportivos, tanto no WEC como no IMSA, o Valkyrie é a personificação do nosso duradouro ethos desportivo, que tem vindo a definir a marca há mais de um século.”
Equipa de pilotos britânicos
na Aston Martin em Le Mans
Harry Tincknell, o mais recente vencedor da classe britânica 24 Horas de Le Mans da Aston Martin, será acompanhado pelo seu compatriota e estrela em ascensão da resistência, Tom Gamble, no Valkyrie #007 durante toda a temporada do WEC, enquanto o carro #009 será pilotado pelo campeão do mundo de GT Marco Sørensen, dinamarquês, e o vencedor da corrida da classe WEC LMGT3, o espanhol Alex Riberas.
Na IMSA, o candidato ao campeonato IMSA GTD Pro de 2024, Ross Gunn, britânico, e o campeão da classe GTD de 2022, Roman De Angelis, canadiano, irão pilotar o único Aston Martin THOR Team #23 na classe GTP. Gunn e De Angelis também se juntarão aos concorrentes do WEC para completar a formação de três pilotos em Le Mans. Gunn vai pilotar o Valkyrie #007 com a Tincknell and Gamble para completar uma parceria totalmente britânica para a corrida de 14 a 15 de junho.




A campanha de corridas de fábrica Valkyrie é idealizada tanto no WEC como no IMSA pelo The Heart of Racing [THOR], que já comandou o Vantage GT3 da Aston Martin em ambas as séries. “Para qualquer pessoa que esteja envolvida em corridas de carros desportivos, estar a conduzir um carro de alto nível com a Aston Martin, e um carro que é amplamente aceite como um dos mais bonitos do mundo – o único que é a descendência genuína de um carro estrada – é uma verdadeira honra”, afirma o diretor da equipa, Ian James. “Ser responsável por este programa é definitivamente um ponto alto na carreira.”