Se há marca que tem mostrado inovação e desenvolvimento tecnológico no pouco (mas intenso) tempo que leva entre nós é a chinesa BYD, marca que conseguiu logo no primeiro ano de comercialização entre nós ver nomeado um seu modelo – BYD Seal – como “Carro do Ano”, chamou para si uma interessante quota de mercado nos veículos elétricos e apresenta nas suas propostas um pacote tecnológico que não pára de crescer. Pois foi exactamente por aí que o LusoMotores visitou esta semana o BYD Caetano Ter, em Lisboa, para um contacto com o BYD Technology Roadshow, evento que tem vindo a promover as tecnologias mais avançadas da marca de norte a sul do país.
Literal assente sobre rodas, o “pacote tecnológico” agora devidamente explicado a quem pôde visitar este “Roadshow” surgiu sob a forma de um SUV que se poderá dizer que seja “de sonho”. Sendo real e palpável – nós estivemos ao volante deste modelo com mais de 1200 cv de potência –, a verdade é que não há previsão para que o mesmo seja presença propriamente assídua nas estradas nacionais. Desde logo, o seu peso, com mais 3.500 quilos, obriga o condutor a possuir carta de condução para pesados (categoria C). Depois, falamos de um automóvel sem um preço estabelecido, isto porque sendo produzido à medida dos desejos do cliente em termos de equipamento disponível, poderá custar 150 mil, 200 mil, ou muitos mais euros, conforma a dimensão da carteira do interessado.







Falamos em concreto do modelo Yangwang U8, um SUV que transporta a Tecnologia Super DM, o Vehicle-to-Load, a app BYD e algumas funcionalidades do infoentretenimento dos modelos da marca como o karaoke. A jóia da coroa, porém, neste SUV, resulta da sua capacidade de rodar 360 graus sobre si mesmo, algo que consegue pelo facto de estar equipado com um motor elétrico independente para cada roda, cada um com 300 cv de potência, capaz de regulação própria de binário e suspensão pneumática. Cada roda funciona assim de modo independente, permitindo a tal rotação do veículo nos 360 graus.
Refira-se que o sistema da suspensão pneumática para cada roda permite também que, perante a eventualidade de um furo que provoque a completa inoperacionalidade de um pneu, o sistema identifique as necessidades de suspensão nas outras três rodas por forma a que o Yangwang U8 possa prosseguir a sua marcha até ao destino. É também este sistema de suspensão pneumática que permite que o U8, apesar do seu peso, flutue e possa ser colocado sob condições extremas de travessias “a vau” sem ter grandes problemas com isso. É claro que não há bela sem senão, isto porque é exactamente este complicado sistema de suspensão que provoca um aumento de peso do conjunto, elevando-o acima dos 3.500 quilos.
E se a tecnologia embarcada neste SUV Yangwang U8 é desde logo particularmente sedutora, o nível de equipamento a bordo e o verdadeiro luxo disponibilizado leva-nos a querer um dia poder colocar este modelo na nossa garagem, ainda que esta tenha que ter dimensões generosas para o poder receber.
SUV híbrido com cinco(!!!) motores
Convém dizer que este Yangwang U8 não é propriamente um veículo eléctrico, ou pelo menos não é um 100% eléctrico, mas antes um híbrido, isto porque tendo um motor elétrico para cada roda, cada um deles com os tais 300 cv de potência, este SUV possui ainda um motor 2.0 litros a gasolina, capaz de produzir também ele, em determinadas condições, potência para o movimento, mas com a missão principal de gerar energia para os motores elétricos. Temos assim quatro motores elétricos acoplados às rodas, um motor de combustão para dar energia aos motores elétricos, e tudo isto num SUV híbrido com mais de 3.500 kg. E se acha que tudo isto é muito confuso, acredite que sentado ao volante esquece rapidamente a confusão e apenas desfruta.
E se pensa que toda este tecnologia não estará tão depressa nas nossas estradas, a verdade é que tudo isto já está disponível em modelos como o BYD SEAL, ou o novo BYD Sealion 7, equipados, por exemplo, com a BYD Blade Battery, modelos que partilham a arquitetura de veículos de última geração da BYD, a denominada e-Platform 3.0, concebida exclusivamente para veículos elétricos, tal como a tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD. Em vez de um layout tradicional, o CTB integra a BYD Blade Battery em toda a estrutura do veículo, com a parte superior do conjunto a atuar como piso do habitáculo.





Restará dizer que este BYD Technology Roadshow, programado para decorrer em cinco concessionários BYD de norte a sul do país, vai prosseguir agora para sul, para a MSCar na região do Algarve, de 18 a 24 deste mês, permitindo aos visitantes, clientes e entusiastas de novas tecnologias, um contacto mais próximo com o melhor da tecnologia automóvel mundial.
Durante o evento os visitantes podem testar a tecnologia Vehicle-to Load (V2L), que permite aos veículos elétricos da BYD funcionarem como fontes de energia externa, fornecendo eletricidade para carregar dispositivos, alimentar eletrodomésticos ou até mesmo prover energia em situações de emergência.
Para além de poderem conhecer as vantagens da tecnologia V2L, os visitantes podem ainda experimentar um inovador sistema de Karaoke integrado no sistema de infoentretenimento dos BYD, que transforma cada viagem numa experiência divertida e interativa para os passageiros.




Poderão, depois de estar dentro do Yangwang U8 não querer sair de lá, pelo conforto e bem estar por lá permitidos, mas esse será um problema ultrapassáveis apenas com uma boa conta bancária e a encomenda deste SUV para Portugal. Depois convidem o LusoMotores a dar uma voltinha mais alargada.