Kris_Meeke-01

FPAK reconhece Kris Meeke como campeão nacional de ralis de 2024

Apesar do Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD) determinar que apenas um cidadão português pode ser considerado campeão nacional nas diferentes modalidades, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) acaba de anunciar, através do seu presidente, Ni Amorim, que vai atribuir título de campeão nacional de ralis ao norte-irlandês Kris Meeke, cumprindo assim a determinação do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) que indicou Meeke como campeão nacional.

Em acordão datado de 11 de Fevereiro, o TAD deu razão à Hyundai Portugal depois desta ter contestado a não atribuição do título de campeão nacional a Kris Meeke, pelo facto deste piloto não ter nacionalidade portuguesa, considerando a legislação nacional discriminatória e contrária aos regulamentos europeus.

À luz do RJFD, apenas um cidadão português pode ser considerado campeão nacional nas diferente modalidades, pelo que o campeão teria que ser Armindo Araújo, piloto que em 2024 ficou em segundo lugar no Campeonato de Portugal de Ralis. Só que a Hyundai contestou essa decisão e viu agora o TAD dar-lhe razão, motivo pelo qual Ni Amorim, o presidente da FPAK, veio confirmar que vai atribuir o título de campeão nacional de ralis de 2024 ao piloto norte-irlandês que correu no ano passado na formação da Hyundai Portugal.

“O Estado tem, agora, duas opções: ou recorre da decisão ou muda a lei. A nós compete-nos acatar a decisão do TAD, que está acima do Estado”, sublinhou o líder federativo, em declarações à agência Lusa. Meeke foi o piloto mais pontuado em 2024, com uma vantagem de dois pontos para Armindo Araújo, tendo sido declarado vencedor do Campeonato de Portugal de Ralis mas sem lhe ser inicialmente atribuído o título oficial de campeão nacional.

Refira-se que antes mesmo desta ação interposta junto do TAD, a Hyundai Portugal já tinha colocado uma providência cautelar no sentido de que Kris Meeke pudesse ser reconhecido efectivamente como campeão, motivo pelo qual a FPAK já tinha entregue a taça de campeão a Meeke durante o mês de Janeiro. Agora, porém, e para que não restem dúvidas, Ni Amorim manifestou a intenção de cumprir a determinação do TAD que se sobrepõe aos estipulado pelo RJFD, deixando em aberto um espaço que por certo recomendará nova redação daquele Regime Jurídico por forma a que a legislação nacional possa ir ao encontro do estipulado pelos regulamentos europeus.

LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!