Pelo segundo ano consecutivo, a Guerin, empresa Rent-a-Car 100% portuguesa, foi novamente reconhecida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o “Selo da Igualdade Salarial”, um reconhecimento pelas suas práticas exemplares na promoção da igualdade remuneratória. Esta distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da Guerin em garantir que os seus colaboradores, sejam homens ou mulheres, sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais.
“Para nós, na Guerin, a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”, refere Delfina Acácio, Diretora Geral da Guerin. “Esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”, acrescenta.
Apesar dos avanços na redução das disparidades salariais em Portugal entre géneros, esta distinção sublinha a importância de adotar políticas ativas que acelerem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
A título de curiosidade, “apenas” 14.797 empresas foram distinguidas em 2024 com este selo, o que demonstra ainda mais o valor que tem esta atribuição. Segundo o último estudo do INE realizado em 2022, existiam 1 453 728 empresas ativas em Portugal.
O Selo da Igualdade Salarial, promovido pela CITE, distingue entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”. A Guerin, com base nas suas políticas e indicadores internos, reflete uma taxa de igualdade salarial alinhada com os critérios mais rigorosos, consolidando o seu papel como uma referência no setor.