Honda-Nissan-Fusao-logos

Honda e Nissan confirmam fim do projecto de fusão

Tal como o LusoMotores já aqui tinha adiantado, a Honda e a Nissan avançaram para o divórcio entre os dois construtores antes mesmo de ter havido a formalização do casamento, falhando assim a possibilidade de uma fusão entre as duas empresas nipónicas que deveria permitir a criação do terceiro maior grupo automóvel do mundo. Depois de ter sido público que a Honda e a Nissan, mas também a Mitsubishi, estariam em negociações para uma fusão das três empresas, foi hoje anunciado em comunicado conjunto o fecho e o consequente falhanço das negociações para a formação de uma estrutura de uma eventual empresa única.

De acordo com o comunicado, os dois grupos terão concluído que, “para dar prioridade à velocidade da tomada de decisões e a sua execução num ambiente de mercado cada vez mais volátil (…), seria mais apropriado encerrar as negociações e rescindir o memorando de entendimento”.

Curiosamente já na passada semana o jornal económico japonês Nikkei tinha dado conta que a Nissan abandonar as negociações, isto depois da Honda ter proposto que a Nissan ficasse como uma subsidiária de uma estrutura liderada pela Honda. Ao que tudo indica, a Nissan terá pretendido permanecer no mesmo nível da Honda dentro da estrutura que pudesse resultar da fusão, pelo que as negociações terão ficado desde então num impasse.

Agora confirma-se o final das negociações entre os dois construtores, gorando-se a possibilidade de ser criado mais um gigante industrial no mundo automóvel, ainda que ambos mantenham a determinação de manter alguma colaboração no sentido de conseguir uma estratégia conjunta rumo à eletrificação.

JR / LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!