O fabricante italiano aumentou a sua quota de mercado em 6,5% no ano passado, alcançando pela primeira vez a segunda posição entre os construtores europeus de autocarros elétricos, com 14,2% das matrículas, atrás da Daimler.
Para o crescimento no mercado europeu dos autocarros urbanos elétricos, a marca destaca as posições de líder de vendas em Itália, com uma quota de 35%, e em França, 56%.
Em termos globais, “em 2024, a Iveco Bus manteve a sua posição de n.º 2 no mercado europeu com uma quota de mercado de 25%”, sendo, segundo o comunicado da marca, líder nos veículos a gás natural, com 65% das matrículas em 2024.
De acordo com o fabricante, a carteira de encomendas atinge já as 3 mil unidades, o que mostra, nas palavras de Claudio Passerini, presidente da unidade de negócio de autocarros, que “o ano de 2024 marca um ponto de viragem”.
O responsável da Iveco considera que os “resultados validam a estratégia e recompensam os investimentos significativos que realizados em I&D e nas nossas instalações industriais.”
Em termos financeiros, a unidade de negócio de autocarros viu os seus resultados aumentarem em 31 milhões de euros face a 2023, atingindo os 140 milhões de euros.