O fabricante japonês de transmissões Jatco abriu uma fábrica no norte de Inglaterra, de onde irá fornecer grupos motopropulsores para a vizinha unidade da Nissan.
Nas novas instalações da Jatco será produzido um grupo motopropulsor 3 em 1 para veículos elétricos que irá municiar a produção da fábrica da Nissan em Sunderland, de onde saem os modelos Qashqai e que foi objeto de uma completa reportagem feita pelo LusoMotores.

Em comunicado, a Nissan assinala que as novas instalações do seu parceiro Jatco representam um investimento da ordem dos 57,7 milhões de euros, que vai criar “até 183 postos de trabalho altamente qualificados.”
A unidade da Jatco vai produzir, inicialmente, “o grupo motopropulsor 3 em 1 que torna modular e integra o motor, o inversor e o redutor, tornando-os mais pequenos e mais leves.”
Tomoyoshi Sato, diretor-executivo da Jatco, sublinha a “longa e frutuosa parceria com a Nissan”, mostrando-se satisfeito por “levar o fabrico do grupo motopropulsor 3 em 1 para o Reino Unido, quarto país a receber uma fábrica de produção no estrangeiro, depois do México, China e Tailândia”.
Os grupos motopropulsores fazem parte do projeto EV36Zero da Nissan, que tem “por base três novos veículos totalmente elétricos, alimentados por energias renováveis”.
O projeto EV36Zero inclui as futuras versões totalmente elétricas dos crossovers Qashqai e Juke da Nissan e, antes de ambos, o substituto do Nissan Leaf.
Alan Johnson, vice-presidente sénior de Produção, Distribuição e Compras para a Nissan, salienta que a chegada da Jatco ao nordeste de Inglaterra, “um fornecedor-chave, dá um grande impulso à eficiência da cadeia de fornecimento”.