A piloto Maria Luís Gameiro, que concluiu recentemente o seu primeiro Dakar, e a navegadora Inês Ponte Grancha são as representantes portuguesas no Rally Jameel, na Arábia Saudita.
O Rally Jameel, prova dedicada exclusivamente a pilotos e co-pilotos femininas, irá decorrer na Arábia Saudita de 21 a 26 de abril, sendo a dupla Maria/Inês a equipa que representa Portugal.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) salienta que no rali as pilotos “competem em circunstâncias de igualdade e com o propósito único de fomentar a participação feminina no automobilismo”.
Maria Luís Gameiro e Inês Ponte Grancha já tiveram oportunidade de competir juntas, pelo que a piloto realça ser “muito bom voltar a ter a Inês no banco do lado direito depois de tanto tempo.”
Maria Luís assume saberem “pouco sobre este rali, um pouco diferente daqueles a que estamos habituadas já que não será de velocidade, mas de regularidade. Mas tendo eu experiência de deserto e a Inês de navegação, estão reunidas as condições para representar bem Portugal.”
Já Inês Grancha, campeã nacional de ralis em 2016, considera que a oportunidade surge “na altura certa”, estando “muito contente por poder representar Portugal e por voltar à competição com a Maria Luís”, após terem feito dupla no todo-o-terreno há 14 anos.
Ni Amorim, presidente da FPAK, sublinha o agrado pelo convite da Federação da Arábia Saudita para inscrever duas pilotos em representação de Portugal, sendo “mais uma oportunidade de fomentar a prática feminina no automobilismo e mostrar ao mundo as qualidades das nossas pilotos.”
Na 4.ª edição do Rally Jameel, as equipas vão enfrentar percursos de asfalto, deserto aberto, dunas e trilhos cobertos de pedra. A prova começa em Petra na Jordânia, passa por Tabuk, AIULa, Hail e termina em Qassim na Arábia Saudita.
São seis dias de competição, 1500 quilómetros de percurso, dois países e cinco cidades. Um desafio extra para a dupla portuguesa que pretende levar a bandeira nacional o mais longe possível.