Os dois protótipos da série ‘Honda 0’, o Saloon e o SUV, foram apresentados na feira de Tecnologia CES, em Las Vegas, nos EUA: são veículos responsáveis pela condução e deverão chegar ao mercado já no próximo ano.
Ambos os modelos estão equipados com um sistema operativo criado de raiz, o ASIMO OS, a tecnologia central que irá gerir a aplicação da condução autónoma de nível 3, com a função ‘eyes-off’.

O Honda 0 Saloon baseia-se na recém-desenvolvida arquitetura dedicada de veículos elétricos e, segundo o comunicado da marca japonesa, apresentará uma série de tecnologias de próxima geração. O modelo de produção do Honda 0 Saloon deverá ser introduzido primeiro no mercado norte-americano, em 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo Japão e Europa.

Quanto ao Honda 0 SUV, baseado no modelo conceptual ‘Space-Hub’, “o espaço interior foi aumentado e foi conseguido um habitáculo espaçoso com um campo de visão excecionalmente claro e sem restrições, com grande flexibilidade.” O modelo de produção do Honda 0 SUV deverá ser introduzido no mercado norte-americano, no primeiro semestre de 2026, e depois nos mercados mundiais, incluindo Japão e Europa.
Condução autónoma
Ver um filme ou participar numa reunião são possibilidades que o condutor terá enquanto viaja em veículos com condução autónoma de nível 3, que estará disponível na série 0 da Honda, cujo objetivo é “alargar a aplicação das funções de ‘eyes-off’ a todas as situações de condução”.
Em 2021, com o equipamento Honda SENSING Elite, o modelo Legend permitiu a condução autónoma de nível 3 (‘eyes-off’) e automação de condução condicional em áreas limitadas.

Os modelos da ‘Honda 0 Series’ serão equipados com um sistema que permite alargar as situações em que a assistência ao condutor e a condução autónoma de nível 3 estarão disponíveis.
A expansão começará com a tecnologia ‘eyes-off’ disponível, por exemplo, em situações de congestionamento de tráfego nas autoestradas, sendo que o ‘software’ de bordo estará em constante atualização, através do processo ‘over-the-air’.
O mesmo processo de atualização de software estará disponível para o novo sistema operativo ASIMO OS, que será a tecnologia central dos Honda 0 Series, que irá gerir as unidades de controlo eletrónico para sistemas de veículos como a condução autónoma e até o sistema de infoentretenimento no veículo.