Em janeiro, o grupo cresceu no mercado dos veículos elétricos e liderou as vendas de comerciais no mercado da União Europeia, Noruega e Islândia (UE29).
Segundo dados obtidos pelo fabricante europeu, que inclui marcas como a Peugeot, Citroen, Fiat, o grupo manteve a “segunda posição entre os construtores automóveis, com a mesma quota de mercado registada no final de 2024: 17,1%.
Contudo, o grupo Stellantis manteve-se como o que mais veículos comerciais vendeu em janeiro, “alcançando uma quota de 29,5%, acima dos 29,1% registados no final de 2024.”
Em Portugal, o Peugeot Partner, o Citroën Berlingo e o Opel Combo formam o trio de modelos mais vendidos, num mercado onde a Stellantis conquista uma quota de 54,2%.
Já nos veículos 100% elétricos, a Stellantis aproximou-se dos 13% de quota de mercado europeia, sendo líder em França, Itália, Espanha e Portugal. Melhor é o resultado com os comerciais elétricos, em que o grupo conseguiu uma “quota de mercado de 31%.”, o que equivale a dizer que “um em cada três veículos vendidos é de uma das marcas Stellantis.”
Em Portugal, a quota é ainda mais expressiva: 52,6%, “ou seja, mais de metade dos furgões novos 100% elétricos vendidos em janeiro de 2025.”
Jean-Philippe Imparato, diretor de Operação da Stellantis, considera que os “resultados de janeiro confirmam e consolidam a posição no tabuleiro de xadrez de um mercado automóvel europeu particularmente competitivo”.
O diretor sublinha “o crescimento significativo da quota de mercado dos veículos comerciais” e também a “tendência positiva no segmento elétrico, que representa a espinha dorsal das próximas evoluções tecnológicas e comerciais do mercado.”
LusoMotores
Além disso, o FIAT 500e é o líder do segmento A-BEV em Itália e até o automóvel de passageiros BEV mais vendido na Alemanha.
Mercado total (VP+VCL): Stellantis confirma segunda posição e mantém quota de mercado
A Stellantis confirmou, no mês de janeiro, a sua segunda posição entre os OEM europeus no mercado total, mantendo a mesma quota de mercado – 17,1% – que detinha no final de 2024.
Mantém a sua liderança nos mercados de França, Itália e Portugal, e assegura um forte segundo lugar na Alemanha, Espanha e Reino Unido.
Além disso, no conjunto do mercado da UE29, o novíssimo Citroën C3, com mais de 90.000 encomendas, e o Peugeot 3008, com 100.000 encomendas, já se encontram no pódio dos respetivos segmentos. Em Portugal, o novo Peugeot 3008 já ascendeu à vice-liderança do seu segmento.
É ainda de salientar que, em França, o Peugeot 208 é o veículo mais vendido em termos de mercado total (VP+VCL), enquanto o Citroën C3 lidera entre os Veículos de Passageiros. Em Itália mantém-se o sucesso imparável do Fiat Panda, sendo o modelo mais vendido no mercado total, com uma quota de 10%, enquanto o Jeep® Avenger confirma a sua posição como o B-SUV mais vendido.
# # #
Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecido pelo seu portefólio único de marcas icónicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está a executar o seu ‘Dare Forward 2030’, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com uma percentagem de compensação de um único dígito para as restantes emissões, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. Para mais informações, visite www.stellantis.com.
@Stellantis | Stellantis | Stellantis | Stellantis | ||||
Para mais informações, por favor contacte: Alessandro Nardizzi +39 338 623 90 46 – alessandro.nardizzi@stellantis.com Jorge Magalhães +351 96 986 16 80 – jorge.magalhaes@stellantis.com www.stellantis.com www.media.stellantis.com/pt-pt/ |
[1] Dados obtidos de fontes internas e de fontes públicas de terceiros
[2] G10 : Áustria, Belux, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Espanha, Reino Unido.