A parceria entre o Grupo Volkswagen e a CATL visa desenvolver baterias de lítio para os carros elétricos da marca alemã na China.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a CATL (Contemporary Amperex Technology), o maior fabricante de baterias do mundo, revelou ter assinado uma declaração de intenções com a subsidiária da Volkswagen na China.
Fonte da Volkswagen adiantou à Reuters que o objetivo passa por desenvolver baterias personalizadas com maior desempenho e obter estruturas de custos mais eficientes para modelos específicos no mercado chinês.
A parceria será posteriormente estendida a outras áreas de veículos eletrificados, como seja a reciclagem de baterias e a tecnologia de ‘vehicle-to-grid’ (v2g), que permite transferir eletricidade do carro para a rede elétrica.
A parceria agora iniciada surge após a fábrica alemã da CATL , fundada em 2011, ter recebido no ano passado certificações do grupo Volkswagen tanto para testes de módulos quanto para testes de células.
A empresa chinesa tornou-se então o primeiro fabricante de baterias do mundo a receber a certificação de testes de módulos de baterias da Volkswagen e também o primeiro a obter a certificação de testes de células do grupo na Europa.