Já estão disponíveis na rede de concessionários da Volvo os mais recentes trunfos de uma gama que em 2024 conseguiu para a marca sueca os melhores resultado de sempre. Falamos dos novos Volvo EX90, elétrico, e Volvo XC90, na versão híbrida plug-in, dois modelos que a marca apresentou na passada quarta-feira na zona de Cascais e que chegam desde já ao mercado português.
Num evento organizado para a Imprensa do sector automóvel que LusoMotores acompanhou, Edson Ishikawa, diretor da Volvo Car Portugal, começou por destacar o facto de 2024 ter sido, “sem dúvida, um ano histórico”, muito assente à prestação comercial do Volvo EX30, um modelo que, mais do que uma surpresa, foi a “confirmação da qualidade” que o mesmo envolve e que foi reconhecida pelo mercado.


Em 2024, a Volvo comercializou 7.005 automóveis – “o melhor resultado de sempre” – alcançando “uma quota de mercado inédita de 3,34%”, permitindo para a marca um crescimento comercial em Portugal de 36,7% face a 2023, em grande medida devido ao EX30, que foi o terceiro modelo 100% elétrico mais vendido no mercado luso.
Acreditando que, em 2025, o EX30 continuará a superar expectativas e a reforçar a sua posição no mercado, a marca sueca vai apostar também no EX90, o SUV 100% elétrico de sete lugares, que em Novembro foi apresentado em Braga e Guimarães, como o LusoMotores noticiou e com o qual pudemos ter agora um primeiro contacto dinâmico.
O tão aguardado SUV elétrico – que no início do ano atravessou os Estados Unidos de costa a costa -, promete “um nível de segurança superior ao de qualquer outro modelo na história da Volvo, graças a um sistema inteligente de sensores e inteligência artificial”. Em termos de performance, o EX90 oferece até 618 km de autonomia (WLTP) e carregamento rápido de 10% a 80% em menos de 30 minutos.




Está disponível em três motorizações distintas (Single Motor, Twin Motor e Twin Motor Performance), com três níveis de equipamento (Core, Plus e Ultra), e é de classe 1 nas portagens desde que equipado com o dispositivo da Via Verde.
A par do Volvo EX90, a Volvo apresentou ainda outro modelo já disponível no mercado português, o novo XC90, o SUV premium de sete lugares, que “chega ao mercado com um design renovado e inovações tecnológicas”.
Em destaque neste modelo surge o novo sistema de infotainment, já estreado nos modelos elétricos EX90 e EX30, que “inclui um ecrã tátil central de alta resolução, com maior fluidez e um ecossistema digital otimizado, permitindo novas funcionalidades, apps e atualizações over-the-air.”
O XC90 está disponível na versão híbrida plug-in T8 Recharge, com uma autonomia elétrica superior a 70 km, e beneficia de Classe 1 nas portagens, também aqui desde que esteja presente o identificador da Via Verde.





Conhecidos estes dois modelos, foram ainda revelados os dois produtos que irão surgir em breve na continuidade da estratégia da Volvo, isto porque depois dos EX90 e XC90, irão chegar “mais novidades com destaque para o EX30 Cross Country e para o ES90″.
O primeiro, o Volvo EX30 Cross Country, será revelado numa apresentação online agendada para segunda-feira, dia 10, no Youtube do construtor sueco, e cuja comercialização deverá ser efectiva lá mais para o final do corrente ano. Já em relação ao Volvo ES90, estaremos perante um modelo diferente, que Aira de Mello, responsável de comunicação da Volvo Portugal, garantiu não ser uma berlina, não ser um coupé, não ser um SUV, deixando no ar a promessa de um Volvo distinto daquilo que a marca possui actualmente na sua gama.