Xavier Peugeot, de 60 anos, com um master em gestão e um doutoramento, respetivamente pela Universidade de Paris La Sorbonne e pela Universidade Paris Dauphine, é a partir desta segunda-feira, 3 de Fevereiro, o novo CEO da DS Automobiles. Peugeot sucede a Olivier François, o anterior líder da DS num cargo que ocupava já desde Julho de 2023 e que irá continuar as suas missões estratégicas na Stellantis, assumindo a responsabilidade do recém-criado Gabinete de Marketing, mantendo a responsabilidade pela marca Fiat.
O agora novo CEO da DS Automobiles, Xavier Peugeot, entrou para o Grupo PSA Peugeot Citroën em 1994, tendo ocupado vários cargos em vendas e marketing, incluindo o de Diretor da filial Peugeot Países Baixos entre 2005 e 2007 e o de Diretor de Marketing e Comunicação da marca Peugeot de 2009 a 2011. Em 2012, como Diretor de Produto da Peugeot, deu um contributo importante para a construção de uma gama coerente e global para a marca. Dois anos depois, em 2014, assumiu o cargo de Diretor de Produto da Citroën, impulsionando a renovação de uma gama atrativa, concebida para tornar a mobilidade acessível a todos. Em 2019, tornou-se Diretor da Unidade de Negócio de Veículos Comerciais, para a PSA e depois para a Stellantis.
A partir desta segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2025, Xavier Peugeot assume as funções de CEO da marca DS Automobiles, reportando perante Jean-Philippe Imparato, Diretor de Operações da Empresa para a região Europa Alargada.
Na sequência desta nomeação, Jean-Philippe Imparato felicitou Olivier François pelo trabalho realizado durante os quase dois anos que aquele dirigente “esteve à frente da DS Automobiles, capitalizou a cultura francesa, consolidando a identidade da marca e a singularidade do seu posicionamento no mercado”.
“Outro destaque é o trabalho aprofundado realizado para melhorar a satisfação dos clientes, que já começa a dar frutos e que deve agora ser prosseguido com o objetivo de alcançar a excelência. Quero agradecer ao Olivier e dar as boas-vindas ao Xavier nas suas novas funções, numa altura em que a marca inicia um novo capítulo”, concluiu Jean-Philippe Imparato.
CEO da DS Automobiles assume
a marca no 10º aniversário
Com a DS Automobiles a celebrar o seu 10º aniversário e o ano de 2025 a arrancar com o 70º aniversário do emblemático DS de 1955, seguido do lançamento mundial do seu novo porta-estandarte 100% elétrico, o DS N°8, Xavier Peugeot afirmou: “A DS Automobiles é uma marca jovem com bases sólidas e um património excecional baseado num modelo emblemático, o DS, o qual celebra este ano o seu 70º aniversário.”
“Gostaria de prestar homenagem ao empenho dos meus antecessores, nomeadamente do Olivier, que fez um excelente trabalho para assegurar o seu desenvolvimento. É com orgulho que me junto às equipas que demonstraram a sua motivação e capacidade para criar um universo único no mundo da indústria automóvel. Vamos continuar a escrever esta história para reforçar a influência, a imagem de excelência e o ‘know-how’ da DS Automobiles em todo o mundo.”
Xavier Peugeot, a partir de agora o CEO da DS Automobiles, assume igualmente a função de Diretor do Departamento Stellantis Heritage.