carros-eletricos

Apoios à compra de elétricos abrem esta semana com mais 3,5 milhões de euros

A ministra do Ambiente e Energia adiantou no Parlamento que o programa de candidaturas estará aberto na semana que começa segunda-feira. Há 13,5 milhões de euros para apoios à compra de veículos elétricos.

Cumprindo a promessa de abrir o programa de apoios mais cedo do que no ano passado, quando candidaturas só abriram em Outubro, Maria da Graça Carvalho adiantou que “as candidaturas de 2025 irão abrir na próxima semana”.

Este ano, o incentivo à aquisição de veículos de baixas emissões vai contar com 3,5 milhões de euros que ficaram por aplicar no ano passado, como o LusoMotores deu oportunamente conta.

A ministra Graça Carvalho confirmou no Parlamento que o programa de incentivos conta, este ano, com uma dotação de 13,5 milhões de euros, ou seja, cerca de 35% mais do que no passado.

Além da abertura tardia no ano passado, as regras do programa de incentivos foram criticadas por várias associações do setor automóvel, devido aos 38 500 euros de valor máximo dos carros e à obrigatoriedade de se ter de entregar um veículo com mais de dez anos para abate.

Acresce que os incentivos destinaram-se a veículos 100% elétricos, sem abertura a híbridos ou híbridos plug-in.

Estes pressupostos terão levado a que não tenha havido candidaturas suficientes, ficando 35% das verbas por utilizar.

No Parlamento, na passada semana, a ministra nada adiantou sobre eventuais alterações aos critérios para apoiar a compra de carros 100% elétricos.

As regras do ano passado são de que os particulares têm direito a 4 mil euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38.500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas.

Em 2024, o apoio só foi disponibilizado a quem entregasse para abate de um veículo a gasolina ou a gasóleo com mais de dez anos.

LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!