02_Os novos Audi A5 e-hybrid quattro combinam dinâmica, eficiência e autonomia elétrica alargada

Audi A5 híbridos com encomendas em Abril e entregas em Junho

Os novos Audi híbridos, A5 Avant e A5 Limousine, estão a chegar ao mercado com versões de 299 cv. e 367 cv. (220 e 270 kW) de potência total e tração integral.

Em comunicado, a SIVA, representante da marca alemã, assinala que os novos Audi A5 Avant e-hybrid quattro e Audi A5 Limousine e-hybrid quattro são alimentados por um motor 2.0 TFSI com uma potência de 185 kW (252 cv) e um motor elétrico que debita até 105 kW.

Nas versões de 270 kW, “o Avant e o Limousine podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos”, enquanto “as versões com 220 kW podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos.” E “todas as variantes podem alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.”

Nos novos modelos híbridos, a Audi aumentou capacidade das baterias e da potência, o que “reduz o tempo de carregamento de 0 a 100% para apenas 2,5 horas.”

De acordo com o construtor, o novo A5 e-hybrid “funciona essencialmente com energia elétrica durante o máximo de tempo possível para utilizar totalmente a carga da bateria disponível até ao destino final.”

Os modelos dispõem de dois modos de funcionamento: EV e híbrido. “No modo EV, os modelos PHEV funcionam exclusivamente com energia elétrica. Ao conduzir em modo híbrido, o sistema de gestão híbrido mantém um nível de carga específico, conforme necessário, a fim de poupar energia elétrica suficiente para utilização posterior, por exemplo, para condução em modo elétrico na cidade.”

Recuperação de energia

Os novos híbridos da Audi trazem um aumento do desempenho da travagem regenerativa, já que a gestão eletrónica “está otimizada para que a condução em modo totalmente elétrico seja a mais utilizada durante o maior tempo possível.”

Na prática, “quando o pedal do travão é pressionado durante a desaceleração, o A5 Avant e-hybrid quattro e o A5 Limousine e-hybrid quattro podem recuperar até 88 kW de potência e reencaminhá-la até à bateria HV.”

O construtor assinala ainda assim, no que respeita à “otimização do consumo”, que “o modo híbrido é mais eficiente tanto para distâncias curtas como para deslocações mais longas”, já que “o modelo PHEV prefere ser conduzido só por energia elétrica em zonas urbanas.”

Equipamentos de série

A Audi assinala que, “tal como toda a gama A5, os modelos PHEV contam com um elevado nível de equipamento de série, incluindo sistema de navegação, ecrã panorâmico MMI com tecnologia OLED, Audi drive select, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito.”

Além disso, os modelos híbridos plug-in estão equipados de série com “ar condicionado automático de três zonas, sistema de aquecimento auxiliar e jantes de 18 polegadas. A carroçaria Avant tem uma bagageira de 361 litros de capacidade. Rebatendo os bancos traseiros – de série, na proporção de 40:20:40 – o volume aumenta para 1.306 litros. A capacidade da bagageira no Limousine varia entre 331 e 1.175 litros.”

De referir que “o sistema de ar condicionado de série com compressor elétrico não só funciona durante a condução nos modos EV e híbrido, como também funciona eletricamente com a viatura estacionada.”

Preços e consumos

O A5 Limousine e-hybrid quattro com o nível base de potência tem um preço em Portugal a partir de 58.500 euros. Já o Limousine de elevada performance com equipamento de série significativamente superior tem um preço a partir de 69.550 euros.

O preço do novo A5 Avant e-hybrid quattro começa em 60.450 euros, sendo que a versão de 270 kW tem preços a partir de 74.500 euros.

Os novos modelos e-hybrid da Audi, que são produzidos em Neckarsulm, podem ser encomendados a partir do início de abril de 2025. A entrega das primeiras unidades está prevista para junho de 2025.

Audi A5 Limousine e-hybrid quattro 220 kW

Consumo combinado de combustível em l/100 km: 2,0;

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 46

Audi A5 Limousine e-hybrid quattro 270 kW

Consumo combinado de combustível em l/100 km: 2,1;

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 48

Audi A5 Avant e-hybrid quattro 220 kW

Consumo combinado de combustível em l/100 km: 2,1;

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 47

Audi A5 Avant e-hybrid quattro 270 kW

Consumo combinado de combustível em l/100 km: 2,2;

Emissões combinadas de CO2 em g/km: 50

LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!