A Audi Tradition está a apresentar um capítulo especial da história da Audi com uma nova exposição no Audi Forum Neckarsulm: a ascensão da marca à gama média-alta com o Audi 100. A decorrer até 30 de abril, um total de 17 exemplares expostos de oito gerações de modelos, começando com o Audi 100 de 1968, aguardam os visitantes no segundo andar do Audi Forum.
Ao longo das suas quatro gerações, o Audi 100 venceu por cinco vezes o Volante de Ouro, conquistou duas vezes o título de “Carro do Ano” e foi por uma vez nomeado “Carro Mundial do Ano” pelos jornalistas do setor automóvel. O sucesso desta gama é sublinhado pelos 3,2 milhões de Audi 100 vendidos no total.
A estreia do primeiro Audi 100, em 1968, foi antecedida por uma história emocionante, uma vez que o seu desenvolvimento começou em segredo. A Volkswagenwerk AG adquiriu a Auto Union GmbH em meados da década de 1960 e proibiu a empresa sediada em Ingolstadt de desenvolver novos modelos. Ludwig Kraus, Diretor Técnico da Auto Union na época, ignorou essa ordem, que determinava que apenas se trabalhasse em modelos já existentes. Ele queria adicionar um modelo de gama média à marca Audi, que tinha sido relançada apenas em 1965 com o primeiro Audi produzido após a Segunda Guerra Mundial.




Numa altura em que os VW Carocha saíam da linha de produção da fábrica de Ingolstadt, Kraus viu esta aposta como a única hipótese de sobrevivência para uma Auto Union independente. A sua coragem foi recompensada e acabou por receber luz verde de Wolfsburgo para a sua proposta do Audi 100.
A produção começou em 1968, e rapidamente se atingiram os limites de capacidade em Ingolstadt. Assim, a produção do Audi 100 foi transferida para a fábrica de Neckarsulm em 1970. Foram vendidas mais 800.000 unidades da primeira geração.
Seguiram-se mais três gerações que demonstraram a filosofia da Audi de Vorsprung durch Technik (Na vanguarda da técnica) através de várias inovações, como a carroçaria totalmente galvanizada, a aerodinâmica otimizada e motores altamente eficientes.



Desde 1994, o Audi A6 tem dado continuidade à história de sucesso do Audi 100. Nove variantes do Audi 100 e oito do Audi A6 estão em exposição em Neckarsulm, com a mostra a ser complementada por um Audi RS 6 Avant GT de 2024. Segundo o curador Stefan Felber, cada um dos 17 veículos distingue-se por uma característica especial.
Além do “primeiro”, que deu origem à linhagem, os visitantes poderão também conhecer um “globetrotter”, “uma proeza de espaço”, um “comprido”, um “inclinado”, um “conectado” e o “supremo” – este último sendo o Audi RS 6 Avant GT, que encerra a história de modelos em exposição, com quase 60 anos.
No entanto, como sabemos, a história de sucesso desta gama continuará em breve com a sua nona geração – o novo Audi A6 Avant será revelado ao mundo no dia 4 de março, às 14h.



