O construtor chinês de veículos elétricos apresenta o novo sistema ‘Super E-Platform’, que em apenas cinco minutos carrega uma bateria para 400 quilómetros.
Para já, o novo sistema de carregamento será disponibilizado apenas na China e vai obrigar à construção de quatro mil novas estações de carregamento ultrarrápido no país.
Na luta entre construtores de carros elétricos, a novidade anunciada pela BYD suplanta os ‘superchargers’ da norte-americana Tesla, que demoram 15 minutos a carregar e oferecem uma autonomia de 320 quilómetros.
Wang Chuanfu, presidente da BYD, assumiu na apresentação do novo sistema que o “objetivo é tornar o carregamento de veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um carro a gasolina”.
Na China, as pré-encomendas dos novos modelos da BYD equipados com a mais recente tecnologia de carregamento já começaram e as entregas estão previstas para o próximo mês.
De acordo com as informações do construtor, a ‘Super e-Platform’ utiliza alta tensão de 1.000 V, que permite uma potência de carregamento de até 1.000 quilowatts: na prática, energia para dois quilómetros em apenas um segundo.
Para conseguir a velocidade de carregamento, a BYD revela que “do elétrodo positivo ao negativo foram construídos canais ultrarrápidos para iões, reduzindo a resistência interna da bateria em 50%.”
O novo sistema ‘Super e-Platform’ vai ser estreado nos modelos BYD Han L e Tang L, que vão surgir já em Abril no mercado chinês.