Com a nova temporada de Fórmula 1 finalmente a rodar, depois do Grande Prémio da Austrália disputado no fim de semana debaixo de uma intensa e impiedosa chuva que provocou o caos no traçado de Melbourne, a Fórmula 1 ganha novo interesse e volta a estar debaixo dos holofotes, com tudo aquilo que se relaciona com o Mundial a provocar a atenção generalizada dos fãs e de quem se interessa pela categoria rainha do desporto automóvel. É o caso do aguardado filme “F1”, película gravado para o ecrã gigante das salas de cinema e que irá ter o automobilismo e em particular a Fórmula 1 como pano de fundo.
Produzido pela Apple TV, “F1” terá Brad Pitt como o principal protagonista numa realização de Joseph Kosinski, conhecido pelo trabalho realizado em “Top Gun: Maverick”. E quanto às primeiras cenas, houve já um levantar da ponta do véu com a divulgação no final da semana do primeiro trailer de um filme que promete ser intenso e no qual Brad Pitt assume o papel de Sonny Hayes, um ex-piloto que decide regressar às pistas para ajudar a equipa APXGP.
Aquela equipa, naturalmente fictícia, corresponde na trama a uma formação das menos competitivas do campeonato que acredita em Sonny Hayes como o piloto capaz de permitir o renascimento desta formação. Lado a lado com Brad Pitt está um jovem piloto que é na trama um talento promissor, Joshua Pearce, interpretado por Damson Idris, cabendo a Sonny Hayes provar no intrincado mundo da F1 que ainda possui o que é necessário para vencer.




A rodagem deste filme aconteceu ao longo de fins de semana reais de competição, durante os quais foi registado o ambiente real dos paddocks nos mais diversos circuitos, procurando com isso garantir para o filme uma autenticidade que possa convencer os fãs da F1 sobre a qualidade final da película. Visando também esse objetivo, as cenas de corrida foram registadas com câmaras especiais instaladas em carros de F2, pilotados por profissionais experientes, permitindo uma experiência visual mais autêntica e emocionante.
Será importante dar conta ainda que para a conclusão deste filme, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que, entretanto, se mudou da Mercedes para a Ferrari, desempenhou junto da equipa cinematográfica funções de produtor e consultor técnico, garantindo a precisão dos detalhes técnicos e das cenas de corrida. Depois, Brad Pitt e Damson Idris são acompanhados no elenco por nomes como os de Kerry Condon, Javier Bardem, Tobias Menzies e Sarah Niles, um elenco com talento que se une num projeto que aposta no realismo que possa convencer os amantes da F1 mas também aqueles que gostam verdadeiramente de cinema.
O trailer…
Este filme deverá ser lançado a 27 de Junho nas salas de cinema norte-americanos depois de uma estreia global agendada para dois dias antes. Depois disso, o filme será também difundido através da plataforma de streaming da Apple TV, desconhecendo-se para já a data em que este canal começará a ser utilizado para esta produção que terá em Brad Pitt o seu rosto principal, e no automobilismo a base de todo o enredo.
LusoMotores