O ES90, que vai ser finalmente apresentado na próxima semana, terá uma autonomia de 700 quilómetros, devido a um novo sistema elétrico de 800 volts.
Quarta-feira, em Estocolmo, com transmissão mundial via YouTube, a marca sueca vai apresentar o seu novo sedan 100% elétrico, que terá mais 300 quilómetros de autonomia que os modelos antecessores, carregáveis em apenas 10 minutos em estações de 350 kW.

Apresentado em comunicado pela marca – com as primeiras imagens virtuais a serem conhecidas -, a Volvo apresenta o ES90 como “o automóvel mais potente em termos de capacidade informática central, concebido para evoluir e melhorar ao longo do tempo”, sendo o primeiro modelo a utilizar a nova tecnologia com um sistema elétrico de 800 volts.
“A bateria é carregada mais rapidamente, o automóvel obtém um melhor desempenho geral e o sistema elétrico é mais eficiente em comparação com um sistema de 400 volts”, sustenta a Volvo em comunicado.
O novo sistema de 800 volts obrigou a que todos os componentes do sistema elétrico tenham sido atualizados, sendo assim possível obter “benefícios em termos de carregamento, de eficiência e de desempenho”.
Com um sistema de tensão mais elevada é possível fornecer mais kW de potência com a mesma corrente de um sistema de 400 volts. Segundo o comunicado da Volvo, o processo “gera menos calor”, e a “bateria pode ser carregada mais rapidamente até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico”.
Acresce que o ES90 apresenta uma “combinação de novos softwares e hardwares de gestão da bateria”, que permitem também aumentar a sua autonomia.
O ES90 “é o segundo automóvel baseado na pilha tecnológica Volvo Cars Superset, após o EX90, que já está disponível no mercado português, como o LusoMotores documentou.

De acordo com a marca, a pilha de tecnologia Superset consiste num único conjunto de módulos e sistemas de hardware e software que vão estar presentes nos próximos automóveis elétricos da Volvo.
Anders Bell, diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo, realça que “ao combinar o poder da computação central e a pilha de tecnologia Superset, podemos fabricar automóveis mais seguros de forma mais eficiente do que nunca.”