Os apoios à compra de veículos elétricos vão contemplar ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares e que custem até 55 mil euros. A entrega de um carro para abate mantém-se.
Apesar do atraso no lançamento, prometido para a semana passada, as candidaturas para os apoios de 2025 deverão abrir no final deste mês de Março.
Segundo o Jornal de Negócios, a partir da próxima semana, os particulares poderão candidatar-se a apoios até 4 mil euros para compra de veículos elétricos.
A novidade este ano passa pelo aumento do valor dos veículos abrangidos. Tendo mais de cinco lugares, o preço pode ir até aos 55 mil euros. Para os que têm até cinco lugares, o limite mantém-se nos 38.500 euros, incluindo IVA e despesas associadas.
Para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), autarquias e autoridades de transportes o valor do apoio mantém-se inalterado nos 5 mil euros.
Contudo, à semelhança do que já se verificava, para receber o apoio é obrigatório entregar para abate um veículo a combustíveis fósseis com mais de 10 anos, uma exigência que tem sido criticada por várias associações do setor automóvel.
Este ano, o valor total dos apoios à aquisição de veículos elétricos sobe para os 13,5 milhões de euros, já que o Governo somou 3,5 milhões que não foram atribuídos em 2024 à habitual dotação anual de 10 milhões de euros.
O Jornal de Negócios adianta ainda que o apoio aos carregadores elétricos não irá sofrer alterações, ficando nos 80% do valor da aquisição do equipamento para carros elétricos em condomínios multifamiliares, quando o carregador não custe mais de 800 euros.
Nestes casos, os encargos associados à instalação dos carregadores também serão apoiados em 80%, com o limite de 1.000 euros por lugar de estacionamento – limitado a um carregador por condómino e até 10 por condomínio.