Carregador-eletrico

Apoios do ano passado à compra de carros elétricos ainda por pagar

Quando as candidaturas deste ano esgotaram os 13,5 milhões de euros em apenas três dias, o Governo continua sem pagar mais de metade dos apoios de 2024 à mobilidade elétrica.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), há mesmo tipologias em que nenhuma candidatura do ano passado foi avaliada, caso dos carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares, e o Ministério do Ambiente e Energia só prevê terminar as avaliações no final de maio.

As candidaturas aos apoios de 2024 só abriram no final do ano e sobraram cerca de 3,5 milhões de euros que foram acrescentados aos 10 milhões destinados a 2025. No total, os 13,5 milhões esgotaram em apenas três dias.

Em 2024, de um total de 8976 candidaturas, o Fundo Ambiental avaliou 6179 pedidos e enviou para pagamento 3207, segundo os números adiantados ao JN pelo Ministério. Além dos carros, com um cheque de 4000 euros por beneficiário, os apoios distribuem-se por outras seis tipologias, casos das bicicletas convencionais, motociclos, triciclos, bicicletas elétricas e até carregadores para elétricos.

Agora, com o processo de avaliação prometendo ser mais célere, pode acontecer que as candidaturas deste ano venham a ser pagas antes das do ano passado.

Segundo o JN, na categoria dos carregadores, o Ministério do Ambiente diz que “197 candidaturas foram aprovadas e aguardam pedidos de pagamento dos candidatos” e o dinheiro será disponibilizado “à medida que os pedidos de pagamento forem submetidos.”

Nas restantes tipologias há também centenas de veículos já com o pedido de pagamento submetido, caso das bicicletas elétricas (1159), seguindo-se os carros elétricos (366), as bicicletas convencionais (214) e as de carga (156).

Em 2025, deixou de ser necessário apresentar a fatura da compra do veículo no ato da candidatura, a qual só deverá ser incluída, mais tarde, por ocasião da aquisição do veículo.

Este ano, foram consideradas elegíveis 1425 candidaturas para a compra de carros elétricos, tipologia à qual foi mais uma vez destinada a maior fatia dos apoios, num total de 5,7 milhões de euros. Cada beneficiário recebe 4 mil euros por veículo até 38 500 euros, ou até 55 mil euros no caso de aut omóveis com mais de cinco lugares.

LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!